Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Web_2019_TatielydeSousaRibeiro_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)613 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Judicialização da saúde : uma análise sobre a percepção de juízes, profissionais da saúde e gestores públicos
Autor(es): Ribeiro, Tatiely de Sousa
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Direito à saúde
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Poder Judiciário
Judicialização da saúde
Profissionais de saúde
Data de apresentação: 9-Jun-2019
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: RIBEIRO, Tatiely de Sousa. Judicialização da saúde: uma análise sobre a percepção de juízes, profissionais da saúde e gestores públicos. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O desenvolvimento e a ampliação do conceito de saúde, antes restrito aos aspectos curativos e preventivos de doenças, mudou o panorama de tratamento da saúde, pois a saúde passou a ser compreendida como um conjunto completo de bem-estar, associada à qualidade e manutenção da vida, à dignidade humana e à garantia do mínimo existencial. No ordenamento jurídico brasileiro, essa mudança conceitual, mesmo que tardia, permitiu a elevação do direito à saúde ao patamar de direito fundamental. Com intuito de concretizar o direito à saúde por meio de ações e serviços públicos adveio a criação do Sistema Único de Saúde, que apesar de primar pela garantia de saúde a todos os brasileiros, desde a sua concepção apresenta problemas de gestão e de ordem orçamentário-financeira, os quais impedem a efetivação plena do direito à saúde. Devido à impossibilidade de os indivíduos obterem os serviços de saúde por intermédio das políticas públicas de saúde implementadas pelo Poder Executivo, adquire relevância a intervenção do Poder Judiciário nas questões de saúde, uma vez que o aumento da quantidade de ações destinadas a garantir bens e serviços de saúde coloca em evidência o fenômeno da judicialização da saúde. À vista desse fenômeno, a teoria dos diálogos institucionais apresenta-se como uma teoria aplicada às decisões judiciais que tem a capacidade de contribuir para a efetivação do direito à saúde por meio do diálogo entre os atores participantes do processo de judicialização. Com vista a entender como as percepções dos atores podem contribuir para o aprimoramento das decisões judiciais em saúde, foram analisadas, a partir dos trabalhos já realizados na área, as visões de juízes decisores, profissionais da saúde impactados pelas decisões judiciais e gestores públicos responsáveis pela formulação e implementação de políticas de saúde. As pesquisas levantadas com base em livros, artigos, legislações, sites institucionais e reportagens, indicaram que os atores apresentam diferentes visões sobre o fenômeno da judicialização da saúde, ou seja, percebem o fenômeno de diferentes formas. A partir dessa constatação e com apoio na teoria dos diálogos institucionais, concluiu-se que a contribuição de profissionais da saúde e gestores públicos para a prolação da decisão judicial é capaz de aprimorar o direito à saúde submetido ao crivo do Poder Judiciário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.