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Título: Linguagem oral e escrita educação infantil : na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola
Autor(es): Santos, Camila Pereira dos
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Linguagem
Oralidade
Escrita
Educação de crianças
Infância
Aprendizagem
Data de apresentação: 1-Dez-2018
Data de publicação: 20-Jul-2020
Referência: SANTOS, Camila Pereira dos. Linguagem oral e escrita educação infantil: na escola M. Patrício Vieira Lima, comunidade quilombola. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo, ampliar a linguagem oral e escrita como um elemento de um todo no ensino aprendizagem, levando as crianças a abrangerem o assunto largamente através de múltiplas linguagens e como objetivos específicos: Interagir com o professor e demais colegas por meio da conversa informal; ampliar vocabulário e Socializar ao intermédio de brincadeiras. Para isso, é necessária uma reflexão sobre o desenvolvimento da oralidade e a importância de fazer com que as crianças participem de situações de comunicação real através de atividades que ajudem as mesmas a desenvolver suas capacidades de expressão oral, estimulando a fala, favorecendo a ampliação do vocabulário e uma melhor comunicação de forma geral. Dentre as atividades estão: Oficina de Brinquedos, Oficinas de Jogos, Documentários com registros realizados pelas crianças. Nota-se que a utilização de recursos e estratégias diversificadas dinamiza a aula que se torna um campo fértil para grandes aprendizagens, o que resultará em experiências significativas que serviram de base firme para a formação educativa das crianças. Diante dos resultados que esta investigação proporcionou e considerando os diferentes contextos desta pesquisa, procede-se em uma possível proposta de formação docente, uma vez que é um Povoado Quilombola e não acabam trabalhando frente a sua cultura e suas raízes. Portanto, é importante a valorização dessa prática dedicando-se ao desenvolvimento desse processo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2018.
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