Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ManoelaMariaLiomiziaPereiradeLima.pdf772,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das tecnologias assistivas para a inclusão do aluno com deficiência visual
Autor(es): Lima, Manoela Maria Liomiza Pereira de
Orientador(es): Vasconcelos, Riane Natália Soares
Assunto: Educação inclusiva
Deficientes visuais
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: LIMA, Manoela Maria Liomiza Pereira de. A importância das tecnologias assistivas para a inclusão do aluno com deficiência visual. 2011. 60 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Num mundo em profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência. Na busca de entender e discutir como a “instituição Escola” tem percebido e vivenciado essas possibilidades em suas práticas e processos, principalmente os relacionados com a Educação Inclusiva, esta pesquisa observou, o processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por professores de uma escola pública especializa da cidade do Gama, Distrito Federal. O estudo foi operacionalizado por meio de questionários aplicados a professores da própria escola, que vivenciam mais diretamente essa realidade. Como resultados da pesquisa, destacam-se, além da constatação dos avanços e conquistas verificados no processo de apropriação da Tecnologia Assistiva pelas pessoas da comunidade escolar estudada, também, e majoritariamente, as dificuldades e obstáculos encontrados nesse processo pelos profissionais entrevistados, juntamente com as demandas desses mesmos profissionais por ações mais efetivas das gestões centrais da rede pública de ensino à qual pertencem, e por políticas públicas consistentes e sistemáticas que favoreçam uma maior agilidade e eficácia no processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva necessária para a inclusão escolar de alunos com deficiência, favorecedora de práticas educacionais escolares mais inclusivas e compatíveis com as necessidades da sociedade contemporânea.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons