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Título: Caracterização superficial do aço ASTM A352 CA6NM
Autor(es): Duarte, Vitória Carolina Silva
Orientador(es): Doca, Thiago de Carvalho Rodrigues
Assunto: Ligas (Metalurgia)
Aço inoxidável
Dureza
Matéria - propriedades
Data de apresentação: 29-Nov-2018
Data de publicação: 23-Jun-2020
Referência: DUARTE, Vitória Carolina Silva. Caracterização superficial do aço ASTM A352 CA6NM. 2018. x, 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A liga ASTM A352 CA6NM, comercialmente conhecida como UNS J91540, é uma combinação de ferro, carbono (0,06%), cromo (11,0 ~ 14,0%), níquel (3,50 ~ 4,0%) e molibdênio (0,40 ~ 1,00%) classificada como aço inoxidável martensítico. Por possuir boa resistência a certos tipos de agentes corrosivos, como água do mar, é muito utilizada nas indústrias química, naval e em refinarias. A corrosão de componentes essenciais na atividade dessas indústrias (peças de turbinas hidráulicas, hélices, impulsores de bombas de sucção) pode acarretar desde perdas financeiras a acidentes envolvendo pessoas. Por isso se torna necessário o estudo de materiais a fim de melhorar a vida útil desses componentes. O objetivo deste trabalho é a obtenção das seguintes propriedades superficiais: dureza, rugosidade e distância de indentação. Foi observada uma dureza de 100 HR30T. A rugosidade superficial foi reduzida após o ensaio de compressão e as distâncias de indentação experimentais, mensuradas em microscópio confocal, tiveram um boa concordância com os valores analíticos.
Abstract: The alloy ASTM a352 CA6NM, commercially known as UNS J91540, is a combination of iron, carbon (0,06%), chromium (11,0 ~ 14,0%), nickel (3,50 ~ 4,0%) e molybdenum (0,40 ~ 1,00%) being classified as martensitic stainless steel. Since it has high resistance against corrosives, like seawater, it’s highly used on chemical, naval, and oil industries. The corrosion of essential compounds of those industries (parts of water turbine, propellers, suction pump impeller) may cause financial losses or even accident, because of these reasons it’s necessary to study this alloy in order to improve the lifespan of those equipment. Therefore, this report consists in the characterization of hardness, roughness and indentation depth. A hardness of 100 HR30T was observed. The surface roughness has been decreased after the compression tests and the indentation depth, measured with a confocal microscope, is in good agreement with the analytical data.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
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