Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24239
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AdrielleDaSilvaFachini_tcc.pdf740,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Medicamentos magistrais como alternativa terapêutica para erros inatos do metabolismo
Autor(es): Fachini, Adrielle da Silva
Orientador(es): Santana, Rafael Santos
Assunto: Erros inatos do metabolismo
Medicamentos
Medicamentos - utilização
Medicamentos manipulados
Data de apresentação: 3-Jul-2019
Data de publicação: 15-Jun-2020
Referência: FACHINI, Adrielle da Silva. Medicamentos magistrais como alternativa terapêutica para erros inatos do metabolismo. 2019. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os erros inatos do metabolismo são doenças consideradas raras e este fato tem impacto na obtenção de dados na literatura com alto nível de evidência científica, um obstáculo para profissionais de saúde que devem realizar um diagnóstico com agilidade a fim de determinar um tratamento e evitar complicações para o paciente. A manipulação de medicamentos trata-se de uma forma de produção capaz de individualizar o tratamento de um paciente, especialmente, para pacientes pediátricos que enfrentam dificuldades na obtenção de apresentações comercialmente disponíveis em formas líquidas. Além disso, essa produção pode contribuir para o uso racional de medicamentos e ampliação do acesso. Objetivos: Analisar a possibilidade de produção de apresentações magistrais atuando como alternativas terapêuticas para erros inatos do metabolismo (EIM). Métodos: Foi realizada uma revisão na literatura para elencar medicamentos com indicação para EIM. A partir disso foram sugeridas apresentações ajustadas para uma produção magistral e analisou-se a possibilidade dessa produção através da busca de formulações para esses medicamentos na literatura. Foi estimado um impacto orçamentário através de dados da Secretaria de Saúde do DF, com informações sobre uma estimativa de demanda mensal de dispensações e o custo de produção de frascos de solução oral, cápsulas e sachês. Resultados: Foram elencados 31 medicamentos, dos quais para maioria dos foram encontradas na literatura formulações magistrais nas formas farmacêuticas líquidas. O impacto orçamentário anual de todos os medicamentos ficou em R$ 504.864,78 para atendimento de ao menos um frasco para 475 dispensações. Conclusão: Uma possível incorporação de um serviço de manipulação de medicamentos para EIM no SUS atenderia a uma demanda significativa e contribuiria para trazer notoriedade a essas condições.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Fármácia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.