Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2415
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarciaMedeirosDantas.pdf475,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição do orientador educacional no processso de inclusão escolar em uma escola rural do Distrito Federal
Autor(es): Dantas, Marcia Medeiros
Orientador(es): Nascimento, Carla Francini Hidalgo Terci Ferreira
Assunto: Inclusão escolar
Lar e escola
Orientação educacional
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: DANTAS, Marcia Medeiros. A contribuição do orientador educacional no processso de inclusão escolar em uma escola rural do Distrito Federal. 2011. 47 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Tendo em vista a necessidade de se repensar a escola frente às demandas do mundo contemporâneo, esta pesquisa tem como objetivo, desenvolver uma reflexão crítica da realidade educacional e elucidar as possíveis contribuições do Serviço de Orientação Educacional no processo de inclusão e desenvolvimento integral do aluno. O tema “A Contribuição do Orientador Educacional no Processo de Inclusão Escolar em Uma Escola Rural do Distrito Federal”. Analisou-se o Serviço de Orientação Educacional com o objetivo de verificar se as ações auxiliam na inclusão de alunos, sejam eles deficientes ou não. Esta questão surgiu em função da pesquisadora atuar como orientadora educacional em uma instituição educacional localizada em uma zona rural do Distrito Federal, onde foi realizado o trabalho de pesquisa. Iniciou-se dissertando sobre inclusão remetendo aos fatores que levam a exclusão. Procurou-se apresentar um breve histórico da Orientação Educacional no Brasil e suas diversas concepções, demonstraram-se ações do Orientador Educacional através de dois projetos. Ressaltou-se a importância deste profissional como mediador e construtor do elo família e escola. Enfatizou-se a necessidade de um trabalho em equipe para uma educação de qualidade que atinja todos os alunos respeitando suas peculiaridades. Na metodologia a pesquisa realizada foi qualitativa onde se utilizou entrevistas e análise documental, que levantou dados para conclusão do trabalho e voltando à questão inicial, concluindo que a Orientação educacional contribui de forma eficaz no processo inclusivo escolar. Procurou-se conhecer as dificuldades das famílias da zona rural, em manter seus filhos matriculados e presentes durante o ano letivo, e assim, afastando-os do fracasso escolar e conseqüentemente a evasão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons