Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IzeteSantosdoNascimento.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A diversidade como pressuposto básico nos processos de inclusão escolar
Autor(es): Nascimento, Izete Santos do
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Educação inclusiva
Educação especial
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 11-Jan-2012
Referência: NASCIMENTO, Izete Santos do. A diversidade como pressuposto básico nos processos de inclusão escolar. 2011. xii, 98 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho traz um estudo contemporâneo sobre a diversidade encontrada no ambiente escolar e discute a ampliação dos conceitos de Inclusão Escolar para além das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para tanto, participaram 14 educadores, docentes de uma escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, foram utilizadas como instrumentos a entrevista semiestruturada e observação do contexto escolar, cujo objetivo foi compreender as concepções dos participantes sobre os temas abordados, assim como sua aplicabilidade no ambiente escolar. A partir das informações apreendidas, foram criadas 5 categorias de análise: 1. Conceito de Inclusão Escolar; 2. Primeiro pensamento sobre Inclusão escolar; 3. Como os educadores lidam com a Diversidade em sala de aula; 4. Inclusão Escolar e Ensino Especial são sinônimos?; e 5. Inclusão Escolar apenas para pessoas com Necessidades Especiais? Os resultados indicam que em muitos momentos há confusão com relação ao conceito de Inclusão escolar, bem como dificuldade de lidar com a diversidade em sala de aula. Esta pesquisa buscou contribuir para que a educação de fato possa garantir a inclusão de todos os alunos que adentram os muros das instituições de ensino.
Abstract: The present research brings a current study about the diversity instituted in the school atmosphere and discusses the expansion of the concepts of inclusion beyond the people with Special Educational Needs. The study included 14 educators and teachers from a school of public education network of the Federal District. Based on assumptions of qualitative research, were used as tools to semi-structured interviews and observation of the school context, whose goal was to understand the views of participants on the topics covered, as well as its applicability in schools. From the information seized were created five categories of analysis: 1. Concept of School Inclusion 2. First thoughts on School inclusion; 3. As the educators manage to Diversity in the classroom 4. School Inclusion and Special Education are synonymous? And 5. School Inclusion only for People with Special Educational Needs? The results point out that in many instances there is confusion about the concept of Inclusive Education, as well as the difficulty of dealing with diversity in the classroom. This research required to contribute to the fact that education can guarantee the insertion of everyone who go into the educational institutions environment indeed.
Informações adicionais: Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2412
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons