Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulianaAlvesDeOliveira_tcc.pdf995,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Profissão contábil : uma análise histórica recente do mercado de trabalho
Autor(es): Oliveira, Juliana Alves de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Auditores
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 31-Mai-2020
Referência: OLIVEIRA, Juliana Alves. Profissão contábil: uma análise histórica recente do mercado de trabalho. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho objetivou levantar a evolução profissiográfica contábil no mercado de trabalho brasileiro. A população da pesquisa é composta por todos os profissionais contadores, técnicos e escriturários de contabilidade que estiveram ativos no mercado de trabalho até 31/12 entre os anos de 2003 a 2016. A coleta de dados foi realizada através da base de dados da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. As variáveis utilizadas foram: períodos de 2003 a 2016, ocupação, sexo do trabalhador, escolaridade, faixa etária, faixa de hora contratada, faixa de remuneração, tempo de emprego e admissões. De acordo com os dados obtidos, infere-se que, no final de 2016, a maioria dos profissionais do setor contábil eram escriturários, com escolaridade de nível médio, do sexo feminino, trabalhavam entre 41 a 44 horas semanais, ganhavam de 2 a 5 salários mínimos, possuíam entre 25 a 39 anos de idade e até 1 ano e 11 meses de tempo de serviço. Além disso, nota-se que a profissão contábil possui um paralelo com a economia brasileira, na qual, verifica-se uma correlação considerável entre o PIB per capita e a evolução do número de profissionais. Percebeu-se também, que as variações das admissões do setor contábil, no geral, são mais positivas comparadas com as variações nas admissões do mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa também demonstra que em 2016 foi o primeiro ano em houve decréscimo no número de profissionais no mercado de trabalho desde 2003.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.