Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GildeteRainhadeLima.pdf304,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições da educação física para o processo de inclusão escolar
Autor(es): Lima, Gildete Rainha de
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Educação física
Educação inclusiva
Desenvolvimento humano
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 11-Jan-2012
Referência: LIMA, Gildete Rainha de. As contribuições da educação física para o processo de inclusão escolar. 2011. 61 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação física deve ser componente curricular básico que constitui e promove o processo de inclusão escolar. Entretanto, no Distrito Federal, tal indicação não é assegurada às crianças da educação básica, em suas séries iniciais, do ensino regular. Nesse sentindo, este trabalho teve como objetivo analisar a importância da educação física e suas contribuições para o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência, enfatizando a atuação, percepção e formação dos profissionais que trabalham com essa área do conhecimento. O contexto de pesquisa foi um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal. Participaram duas professoras que trabalham nessa instituição há mais de sete anos. De caráter qualitativo, esta pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e observação. A partir das informações apreendidas, emergiram 3 categorias de análise: 1. a capacitação do professor de educação física; 2. concepções sobre a inclusão e ensino especial e a função social da escola; e 3. a importância da educação física para o processo de inclusão e o desenvolvimento humano. Os resultados indicam que a educação física é um componente curricular que deve fazer parte de todos os segmentos da educação por ter a possibilidade de oferecer uma prática pedagógica que potencializa a capacidade global das crianças, sobretudo daqueles com deficiências, favorecendo o seu desenvolvimento e o processo de inclusão escolar. Para tanto, a formação continuada dos professores coloca-se como essencial para a efetivação desse sucesso, em que o conhecimento construído por esse profissional e as técnicas por ele utilizadas impacta no modo como ele desenvolve suas atividades pedagógicas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
As the Law of Directives and Bases of National Education and The National Curriculum, physical education should be basic curricular component that constitutes and promotes the process of school inclusion. However, the Federal District, this description is not provided basic education to children in their initial series of regular education. In that sense, this study aimed to analyze the importance of physical education and its contribution to the process of school inclusion for children with disabilities, emphasizing the action, awareness and training of professionals working with this area of knowledge. The research context was a Special Education Center of the Federal District. Participated in two teachers who work at this institution for more than feel years. Qualitative, this research used as instruments to collect data structured interviews and observation. From the information seized, three categories of analysis emerged: 1. the training of physical education teacher, 2. views on inclusion and special education and social function of school, and 3. the importance of physical education to the process of inclusion and human development. The results indicate that physical education is a subject which should be part of all segments of education to have the ability to offer a pedagogical practice that enhances the overall capacity of children, particularly those with disabilities, promoting their development and process school inclusion. For this, the teachers' continuing education arises as essential to the realization that success in the knowledge built by the occupational and the techniques he used an impact on how it develops its educational activities.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2410
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons