Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2401
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RafaellaRibeirodeAzevedoAbreuVianna.pdf139,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Viver com ELA : Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) : uma doença terminal que paralisa os músculos, mas preserva a mente
Autor(es): Vianna, Rafaella Ribeiro de Azevêdo Abreu
Orientador(es): Del Bianco, Nélia Rodrigues
Assunto: Esclerose amiotrófica lateral
Radiojornalismo
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 11-Jan-2012
Referência: VIANNA, Rafaella Ribeiro de Azevêdo Abreu. Viver com ELA: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): uma doença terminal que paralisa os músculos, mas preserva a mente. 2011. 43 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O projeto é composto por quatro reportagens para o rádio, que mostram a relação dos personagens com uma doença terminal, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Trata-se de uma enfermidade neurodegenarativa, caracterizada pela morte progressiva dos neurônios motores do cérebro e da medula espinhal. Os músculos enfraquecem e o doente aos poucos perde a força para executar diversos movimentos, como andar, falar e mastigar. Até respirar se torna algo inviável sem ajuda de aparelhos. A primeira reportagem apresenta a Esclerose Lateral Amiotrófica, mostrando o que é a ELA e como ela atinge o organismo. As três matérias seguintes mostram a convivência de três pacientes diferentes com a ELA, cada um em uma etapa da enfermidade: o início, o desenvolvimento e o estágio mais avançado, quando quase todos os músculos estão paralisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2401
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons