Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23987
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolineMatosRibeiro_tcc.pdf771,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação de FPS por método in vitro : absorbância x reflectância
Autor(es): Ribeiro, Caroline Matos
Orientador(es): Bazzo, Yris Maria Fonseca
Coorientador(es): Martins, Diegue Henrique Nascimento
Assunto: Fator de proteção solar (FPS)
Filtros solares
Radiação solar
Data de apresentação: 30-Nov-2018
Data de publicação: 15-Mai-2020
Referência: RIBEIRO, Caroline Matos. Determinação de FPS por método in vitro: absorbância x reflectância. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Protetores solares são produtos cosméticos de suma importância e previnem uma série de danos que podem ser causados na pele das pessoas. FPS é o fator de proteção solar que indica o quanto a formulação fotoprotetora é capaz de proteger um indivíduo da radiação ultravioleta e normalmente é determinado a partir de testes realizados in vivo em seres humanos, a partir da obtenção da dose eritematosa mínima. A fim de obter uma rapidez maior na realização dos testes, menor custo e menor demanda de profissionais, além de redução dos riscos de queimadura nos voluntários humanos submetidos aos testes in vivo, surge a necessidade da utilização de métodos in vitro como forma de primeira análise de FPS. Assim, foram testadas e comparadas as metodologias in vitro de Mansur (1986) e COLIPA (2011) para determinação do FPS de formulações comercializadas no Distrito Federal. Foram testadas 5 formulações pelo método de Mansur e 3 pelo método COLIPA. Os resultados pelo método de Mansur foram invalidados pelo teste com o padrão homosalato 8%, que se encontrou abaixo do preconizado pelo FDA. A metodologia Mansur apresentou dificuldades de solubilização da amostra e FPS consideravelmente abaixo do rotulado com a aplicação de dois métodos de solubilidade distintos e com a utilização de solventes diferentes. Os resultados de FPS para as amostras usando essa metodologia foram de 4,54; 6,31 e 6,32 para três amostras de protetores com FPS rotulado de 30, utilizando o método de solubilidade I; 6,46 e 6,34 para protetores com FPS rotulado de 30, utilizando o método de solubilidade II com o solvente etanol; 6,55; 6,99; 6,67 e 6,90 para quatro amostras de protetores com FPS rotulado de 30 e 11,54 para o protetor com FPS rotulado 50, utilizando o método de solubilidade II com o solvente isopropanol. O método COLIPA se mostrou mais eficiente nos testes, apesar de ter apresentado resultados abaixo do fator de proteção que constava na embalagem (14,92 para o protetor com FPS rotulado 30 e 31,80 para o de FPS rotulado 50). Apresentou também um FPS de 39,64 para uma formulação de FPS 30 rotulado. A metodologia de COLIPA se mostrou melhor do que a metodologia de Mansur para ser utilizada em testes in vitro de determinação do FPS, porém são necessários mais estudos para que possa haver mais confiabilidade nesse teste e para que se obtenha resultados ainda mais próximos do real.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.