Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsisDeAraujoOliveria_tcc.pdf417,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Otimização de métodos de separação de células tumorais circulantes no sangue periférico
Autor(es): Oliveira, Ísis de Araujo
Orientador(es): Motoyama, Andréa Barretto
Coorientador(es): Carneiro, Fabiana Pirani
Assunto: Câncer
Metástase
Tumores
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 12-Mai-2020
Referência: OLIVEIRA, Ísis de Araujo. Otimização de métodos de separação de células tumorais circulantes no sangue periférico. 2018. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O câncer corresponde a várias desordens que compartilham uma profunda desregulação de crescimento. A biópsia líquida trata-se de uma alternativa simples e não invasiva às biópsias cirúrgicas. As células cancerosas que entram na corrente sanguínea são conhecidas como Células Tumorais Circulantes (CTCs) e exibem informações valiosas sobre a composição tumoral, capacidade de invasão, suscetibilidade a medicamentos e resistência à terapia. Apesar de elas ocorrem frequentemente em concentrações muito baixas no sangue periférico, nos últimos anos, muitos ensaios foram desenvolvidos para sua detecção e isolamento. Neste trabalho foram analisadas e otimizadas as técnicas de separação imunomagnética, por tamanho e citocentrifugação. A técnica de citocentrifugação foi a que gerou os resultados mais consistentes, chegando a um rendimento médio de 78%, mostrando-se como um promissor método de separação de células, além de ser uma técnica rápida e barata. As taxas médias de recuperação do método de imunomagnetismo e separação por tamanho, quando combinados com Histopaque-1077® e hemólise foram de 14% e 12%; e 7% e 14%, respectivamente. Apesar das limitações encontradas nesse estudo, seus resultados podem ser considerados promissores, gerando incentivo para estudos futuros que visem melhorar a taxa de recuperação de células tumorais, validar marcadores em coortes de amostras de pacientes, e avaliar o valor prognóstico de novos marcadores, que podem abordar a heterogeneidade das células tumorais circulantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.