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Título: Prevalência da hipomineralização molar incisivo e status socioeconômico em escolares do Paranoá – DF
Autor(es): Silva, Thais Barros Zanette da
Orientador(es): Nakagawa, Eliana Mitsue Takeshita
Coorientador(es): Carvalho, Vanessa Reinaldo
Assunto: Esmalte dentário
Data de apresentação: 10-Jun-2019
Data de publicação: 11-Mai-2020
Referência: SILVA, Thais Barros Zanette da. Prevalência da hipomineralização molar incisivo e status socioeconômico em escolares do Paranoá - DF. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A hipomineralização molar incisivo (HMI) é um defeito qualitativo de esmalte de origem sistêmica que ainda não tem sua etiologia totalmente definida. Objetivos: Avaliar a prevalência de HMI e a característica socioeconômica de escolares do Paranoá – DF. Materiais e métodos: 411 crianças de 11 a 14 anos, foram examinadas para a presença de HMI, utilizando-se o índice MIH-SSS (MIH Severity Scoring System). Para a avaliação do status socioeconômico, um questionário foi aplicado aos pais e responsáveis. Os dados obtidos foram tabulados e analisados quanto a estatística descritiva e teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência de HMI foi de 18%. Entre as crianças afetadas, 50% apresentavam HMI leve, 9.45% moderada e 40.55% severa. Não foi observada uma associação entre gênero e HMI (p=0.15). A maioria das famílias tinha renda mensal de até um salário mínimo e a escolaridade dos pais foi majoritariamente o primeiro grau incompleto. Conclusão: Os estudantes possuíam um status socioeconômico baixo e a prevalência de HMI foi comparável às médias mundiais.
Abstract: Background: Molar-incisor hypomineralization (MIH) is a qualitative developmental enamel defect of systemic origin that doesn’t have its etiology fully defined yet. Aim: To evaluate the prevalence of MIH and the socioeconomic characteristics of students from Paranoá - DF, Brazil. Design: 411 children from 11 to 14 years old were examined for the presence of MIH, using the MIH Severity Scoring System (MIH-SSS). To assess the socio economic status of the children, a questionnaire was applied to parents. Obtained data were tabulated and analyzed through descriptive statistics and chi-square test, with a significance level of 5%. Results: Prevalence of MIH was 18%. Among affected children, 50% had mild MIH, 9.45% moderate and 40.55% severe. There was no association between gender and MIH (p=0.15). Most families had a monthly income of up to one minimum wage. Schooling of parents was mostly categorized in incomplete primary education. Conclusions: Students had a low socioeconomic status and the prevalence of MIH was comparable to world averages.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019.
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