Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VítorOliveiraRamagem_tcc.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTabata, Lucas Fernando-
dc.contributor.authorRamagem, Vítor Oliveira-
dc.identifier.citationRAMAGEM, Vítor Oliveira. Utilização de novas tecnologias no ensino de preparos dentários: da fotografia e filmagem ao escaneamento 3D. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA qualidade de um preparo dentário reflete significativamente no resultado e longevidade de uma prótese dentária. O ensino de preparos dentários em prótese fixa acontece por meio de aulas teóricas com imagens sequenciais dos preparos a serem realizados, bem como vídeos didáticos. As atividades laboratoriais são conduzidas com demonstrações e atividades práticas nas quais os alunos realizam o preparo que foi demonstrado, com base também no conhecimento teórico ministrado. O resultado da atividade prática é analisado e um feedback é passado ao aluno dos pontos a serem corrigidos e melhorados. Esse feedback é parte essencial na formação dos cirurgiões-dentistas e estratégias inovadoras podem facilitar e motivar o processo de aprendizado além de possibilitar melhor compreensão das odontoplastias. O presente trabalho tem como objetivo abordar recursos digitais disponíveis para o ensino e feedback de preparos dentários para alunos de odontologia em laboratório pré-clínico. Para tal, preparos dentários para coroa total de dissilicato de lítio em incisivo central superior foram realizados em manequim odontológico e posteriormente fotografados, filmados e escaneados em um sistema CAD tridimensional, para mostrar as vantagens e possibilidades de cada uma dessas ferramentas para o feedback.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrótese dentáriapt_BR
dc.titleUtilização de novas tecnologias no ensino de preparos dentários : da fotografia e filmagem ao escaneamento 3Dpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:36:25Z-
dc.date.available2020-05-08T17:36:25Z-
dc.date.submitted2019-06-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23911-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoRezende, Liliana Vicente Melo de Lucas-
dc.description.abstract1The quality of a dental preparation reflects significantly on the outcome and longevity of a dental prosthesis. The teaching of tooth preparation in fixed prosthesis happens through theoretical classes with sequential images of the activity to be performed, as well as didactic videos. The pre-clinical laboratory activities are conducted with demonstrations and practical activities in which students perform the preparation that was demonstrated, based on the theoretical knowledge taught. The result of the practical activity is analyzed and the feedback passed to the student of the points to be corrected and improved. This feedback is an essential part of the training of dental students and innovative strategies can facilitate and motivate the process in addition to providing a better understanding of tooth preparation. The goal of this article is to analyze the digital resources available for the feedback of dental students in pre-clinical laboratories. For this purpose, dental preparations for lithium disilicate crowns in a superior central incisor were performed in a dental typodont and later photographed, filmed and scanned in a three-dimensional CAD system to show the advantages and possibilities of each of these tools for the student’s feedback.pt_BR
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.