Resumo: | O presente trabalho busca apresentar a importância do hipertexto como estratégia pedagógica no processo ensino-aprendizagem em Geografia. Trata-se de um estudo de caso fundamentado na concepção pedagógica sócio-culturalista e no referencial teórico metodológico bakhtiniano. Adotou-se para este estudo a definição de hipertexto como um evento comunicacional caracterizado pela interatividade, intertextualidade, interdisciplinaridade, multilinearidade, heterogeneidade, dialogismo e polifonia. Sua realização consistiu na observação e análise da prática pedagógica de duas professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal, em turmas do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. O estudo revelou que a utilização de recursos digitais e tecnológicos como promotores da hipertextualidade ainda ocorre de forma limitada e infrequente nas salas de aula, por motivos diversos. Porém, percebe-se que os educadores fazem referências indiretas a eles em sua prática docente, por meio do resgate de notícias, sites, filmes, músicas (aqui configurados como bens culturais comunicacionais) e outros elementos observados na realidade vivida pelo aluno, de maneira dialógica e hipertextual. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to the importance of hypertext as a way to promote the teaching and learning of Geography. It is based on socio-cultural pedagogical concepts and the Bakhtinian theoretical and methodological framework. The definition of hypertext was adopted as a communicative event characterized by interactivity, intertextuality, interdisciplinarity, multilinearity, heterogeneity, dialogism and polyphony. The study consists of the observation and analysis of two teachers from public schools in the Federal District, in classes of fourth and fifth grades of elementary school. It revealed that the use of digital resources and technology as promoters of hypertextuality is still limited and infrequent in the classrooms for various reasons. However, educators refer to them indirectly while teaching by bringing news, websites, movies, music (here seen as cultural communication) and other elements, that are experienced by the student in reality, to the classroom in a dialogical and hypertexted way. |