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Título: A construção da autonomia do jovem trabalhador na relação com a família, a escola e o trabalho
Outros títulos: Le construction de l’autonomie des jeunes ouvrier dans la relacion avec la famille, l’école et le travail
Autor(es): Fernandes, Daniela Abrêu
Orientador(es): Freitas, Maria da Conceição da Silva
Assunto: Jovens - autonomia
Adolescentes - trabalho
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: FERNANDES, Daniela Abrêu. A construção da autonomia do jovem trabalhador na relação com a família, a escola e o trabalho. 2011. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral investigar a construção da autonomia do jovem trabalhador na relação com a família a escola e o trabalho. Tendo em vista a importância dessa construção para a formação de um adulto consciente de seus atos e comprometido com o desenvolvimento de seu futuro sendo sujeito ativo em sua história. A pesquisa foi realizada pela aplicação de questionários em um grupo de 40 jovens todos sendo menores aprendizes amparados pela Lei do menor trabalhador e estudantes. O trabalho está estruturado em três partes. A primeira parte abrange a reflexão do que é ser jovem, o trabalho na juventude, a autonomia x independência, e a normatização brasileira do trabalho na juventude. A segunda parte relaciona o jovem com a família, a escola e o trabalho. Também apresenta algumas ideias da transição para a vida adulta. Na terceira e última parte são apresentados os dados da pesquisa empírica, assim também como a análise e as considerações finais. No resultado da pesquisa se observa que em diferentes contextos os jovens exercem e desenvolvem sua autonomia o que colabora para a construção de sua identidade na convivência com o outro. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Le objectif de ce travail est enqueter sur le co\Anstruction de la autonomie des jeunes ouvrier dans la relacion avec la famille, l’école et le travail. Compte tenu des l'importance de la construction de formation un adulte conscient de leurs actes et compromisse avec le développement de leur future l'activité dans son matière de histoire. L'enquête a été menée avec l’application des questions dans um grupe de 40 jeunes. Les apprentis mineurs son aussi etudientes. Le monographie être structuré en trois parties. Le premier partie, couvre la réflexion ce qui est d'être jeune, le travail dans les jeunesse, l’autonomie x independencia, et la normalization brasileira de le travail dans la jeunesse. Le deuxième partie fait la relaction les jeunes avec la famille, l’école et le travail. Présent aussi certains idées dans la transition pour la vie adulte. Le troisième et dernière partie sont présentés les données de recherche empirique, l’analise et les considérations finales. Le résultat de la recherche si notes que, dans des contextes différents les jeunes poursuivre et développer son autonomie ce qui contribue à la construction de son identité dans la convivialité avec les autres.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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