Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DisleyRobertsDaSilvaSantos.pdf687,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho e domínio de competências profissionais nas secretarias acadêmicas do Campus Darcy Ribeiro
Autor(es): Santos, Disley Roberts da Silva
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Competências individuais
Comportamento organizacional
Avaliação de desempenho
Desempenho ocupacional
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 4-Mai-2020
Referência: SANTOS, Disley Roberts da Silva. Desempenho e domínio de competências profissionais nas secretarias acadêmicas do Campus Darcy Ribeiro. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo teve como objetivo geral testar relações entre o domínio de competências profissionais e a autoavaliação de desempenho junto a servidores de secretarias acadêmicas do campus universitário Darcy Ribeiro. Considera-se que é relevante fazer o estudo na UnB, dado à importância dos secretários (acadêmicos e administrativos) para o alcance da missão e dos objetivos da Universidade. Visto que a pesquisa é realizada em secretarias acadêmicas, que lida diretamente com o atendimento aos alunos da Universidade, a importância do estudo se torna clara. Para tal, foram selecionadas competências profissionais transversais, relacionadas ao domínio técnico e atitudes relacionadas ao desempenho de suas atribuições secretariais, utilizou-se como base os estudos anteriores para a extração das competências utilizadas. Aplicaram-se dois instrumentos de pesquisa (um voltado para o mapeamento de competências e outro sobre autoavaliação de desempenho) a 52 servidores de secretarias acadêmicas, em nível de graduação e pósgraduação, da Universidade de Brasília. Os dados foram tabulados no Excel, e analisados por meio de técnicas estatísticas exploratórias e descritivas (média, desvio-padrão, coeficiente de variação e coeficiente de correlação de Spearman). Como resultados, os servidores afirmaram possuir elevado domínio das competências avaliadas, e um desempenho dentro daquilo que se espera deles. Todas as correlações foram positivas, indicando que quanto maior a expertise no domínio das competências, melhor o desempenho era auto avaliado. Como limitações, destaca-se o pouco tamanho amostral obtido neste estudo, bem como o fato de as competências não terem sido mapeadas especificamente para o cargo de secretário das unidades acadêmicas da UnB. Para estudos futuros, recomenda-se que seja feito com uma amostra maior, bem como sejam mapeadas, empiricamente, as competências secretariais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.