Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23825
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EglayLopesMoreno.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teletrabalho no serviço público federal : um estudo de caso no Tribunal Superior do Trabalho
Autor(es): Moreno, Eglay Lopes
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Teletrabalho
Administração pública
Servidores públicos
Data de apresentação: 14-Fev-2019
Data de publicação: 29-Abr-2020
Referência: MORENO, Eglay Lopes. Teletrabalho no serviço público federal: um estudo de caso no Tribunal Superior do Trabalho. 2019. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida para explorar quais os novos aspectos das relações de trabalho a partir de experiencias não convencionais de teletrabalho no Tribunal Superior do Trabalho. O teletrabalho vem com uma proposta inovadora e contribui não só para diminuir os custos e aumentar a produtividade, mas também acrescenta ao indivíduo fatores motivadores. Entretanto o Teletrabalho pode influenciar na rotina do teletrabalhador, de tal forma que não seja possível diferenciar as horas trabalhadas das horas de descanso, podendo afetar a saúde de forma negativa, desenvolvendo problemas psicológicos como, ansiedade, stress e depressão. Por ser um tema pouco comentado referente ao teletrabalho na administração pública, e pelo autor da pesquisa trabalhar na instituição pesquisada, foi apresentado e da necessidade de comentar sobre o teletrabalho em instituições públicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas no Tribunal Superior do Trabalho, com 15 gestores. As entrevistas foram realizadas em um período de três semanas. O presente trabalho teve como objetivo explorar novos aspectos das relações de trabalho a partir de experiencias não convencionais de teletrabalho, assim, a partir dos dados coletados na pesquisa de campo, foi possível identificar novas interpretações nas relações de trabalho relacionadas as experiencias não convencionais no teletrabalho, aos novos usos do teletrabalho e a novas situações problemáticas, além disso foi discutido como esses resultados podem agregar as administrações públicas e na área de gestão de pessoas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.