Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/2373
Título: | A formação continuada e a sua contribuição para a atuação do professor diante a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais |
Autor(es): | Costa, Ana Lúcia Silvério |
Orientador(es): | Reis, Carla de Borja |
Assunto: | Professores de educação especial - formação Educação permanente Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 10-Jan-2012 |
Referência: | COSTA, Ana Lúcia Silvério. A formação continuada e a sua contribuição para a atuação do professor diante a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. 2011. 61 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a importância da formação continuada para a atuação do professor diante a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Considerando as exigências que giram em torno da inclusão, os objetivos deste estudo consistiram em verificar a formação existente dos educadores pesquisados e se ela proporciona qualidade no ensino a estes alunos, público alvo da educação especial. Foi realizada em uma Escola Classe da cidade de Santa Maria /DF e a metodologia orientou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação com a utilização de instrumentos relevantes para o desenvolvimento da investigação. O presente estudo demonstrou que os docentes pesquisados identificam a Formação Continuada elementar para obter saberes que contribuem para uma atuação pedagógica significativa ao aluno com necessidades educacionais especiais e a efetivação de um espaço de formação no próprio contexto escolar refletiria em uma prática pedagógica reflexiva, possibilitando maior enfrentamento das diversidades presentes em uma escola inclusiva. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2373 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons