Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HumbertoRodriguesDaRocha_tcc.pdf1,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Chico Pinheiro : análise de uma aula online de ritmos brasileiros para guitarra
Autor(es): Rocha, Humberto Rodrigues da
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Música - instrução e estudo
Instrumentos musicais
Guitarra
Educação à distância
Data de apresentação: 25-Mar-2018
Data de publicação: 22-Abr-2020
Referência: ROCHA, Humberto Rodrigues da. Chico Pinheiro: análise de uma aula online de ritmos brasileiros para guitarra. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo, analisar uma aula virtual de ritmos brasileiros, para guitarra, ministrada pelo músico Chico Pinheiro. E através da sua experiência musical, com vários artistas nacionais e internacionais, entre eles: Edu Lobo, Moacir Santos, Brad Mehldau e Cesar Camargo Mariano, pode trazer para a pesquisa informações relacionadas a ritmos brasileiros executados na guitarra, entre elas particularidades relacionadas aos ritmos e planejamento da aula, que tem duração de 33 minutos, em um modelo de vídeo aula. Devido a uma enorme escassez de publicações voltadas para o ensino de ritmos brasileiros para guitarra e ao acesso à músicos geograficamente distantes e ainda a um menor custo em relação a aula presencial, o ensino à distância tem sido uma excelente alternativa de aprendizagem. Para obter as informações para a pesquisa foi elaborado uma entrevista semi-estruturadas por meio do software Skype. Conclui-se que na aula de ritmos brasileiros para guitarra, Chico Pinheiro buscou explorar os ritmos enfatizando a importância do “papel dos instrumentos percussivos” nos respectivos ritmos abordados, transferindo algumas dessas particularidades para a guitarra, e trazendo a importância da disseminação cultural da música brasileira para vários países. Os ambientes virtuais de aprendizagem vêm sendo utilizados cada vez mais no Brasil, já que instituições de ensino em geral, estão gradativamente notando os seus benefícios, contribuindo positivamente no aprendizado presencial e a distância.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2018.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons