Título: | A formação dos professores de alunos com necessidades educacionais especiais |
Autor(es): | Nascimento, Cláudia Ribeiro do |
Orientador(es): | Vieira, Adriano José Hertzog |
Assunto: | Professores de educação especial - formação Educação inclusiva Aprendizagem |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 10-Jan-2012 |
Referência: | NASCIMENTO, Cláudia Ribeiro do. A formação dos professores de alunos com necessidades educacionais especiais. 2011. 41 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar aspectos da formação dos professores atuantes do ensino de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE). O estudo foi desenvolvido no contexto de uma escola e para tanto teve como participantes um grupo de 19 professores de uma escola do Município do Novo Gama - GO. A pesquisa deu-se por meio de entrevista e teve como recurso de coleta de informações um questionário auto-aplicável onde os docentes deram declarações referentes à sua formação e a sua visão relativa à inclusão escolar. A pesquisa teve como objetivo geral identificar características da formação do professor que possibilitem processos inclusivos na aprendizagem dos ANEE. Os resultados obtidos neste estudo foram analisados e pôde-se constatar que a formação inicial dos professores ainda é ineficiente quanto se trata deste assunto. O texto focaliza a formação do professor e a prática escolar, sua relação e visão a respeito dos ANEE e a aprendizagem; a escola e a família; a trajetória da legislação brasileira para a inclusão escolar. Este trabalho pretende contribuir subsidiando educadores interessados no tema e tornar este objeto de pesquisa uma constante reflexão com vistas à promoção da inclusão escolar. |
Abstract: | This study aims to examine aspects of teacher education for working students with Special Educational Needs (ANEE). The study was conducted in the context of a school and for both participants was a group of 19 teachers from a school in the city of New Gama-Go. The research took place through an interview and was to feature a collection of information self-administered questionnaire in which teachers gave statements concerning their training and their vision for school inclusion. The research aimed to identify characteristics of teacher training in inclusive processes that allow learning ANEE. The results of this study were analyzed and could be seen that the initial training of teachers is still poor as it comes to this subject. The text focuses on teacher training and school practice, their relationship and about the vision ANEE and learning, school and family, the trajectory of the Brazilian legislation for inclusive education. This work aims subsidizing educators interested in the subject and object of research make this a constant reflection in order to promote school inclusion. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2370 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|