Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2366
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AngelaCristinaAlciati.pdf495,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alunos deficientes em escolas regulares : inclusão ou exclusão?
Autor(es): Alciati, Ângela Cristina
Orientador(es): Gomes, Valícia Ferreira
Assunto: Estudantes com deficiência
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: ALCIATI, Ângela Cristina. Alunos deficientes em escolas regulares: inclusão ou exclusão? 2011. 48 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho de pesquisa foi apresentado com o objetivo de mostrar como as redes de ensino ainda estão despreparadas para assumir as pessoas com deficiência, as problemáticas em relação da infra-estrutura e o despreparo dos profissionais para atuarem na aprendizagem das crianças com deficiência. As discussões elencadas nesse trabalho deixaram cada vez mais evidente, que as relações das políticas públicas e a integração das pessoas com a prática cidadã estão longe de terminarem uma vez que é um tema discutível e dinâmico por envolver mudanças de comportamento e de atitude em relação aos fatos que são emergenciais e reais. A metodologia utilizada foi de aplicação de questionários dirigidos e com apoio bibliográfico para fundamentar a pesquisa de campo na escola com professores que trabalham com pessoas com deficiências. Os resultados nos mostraram que ainda temos muito que fazer, pois o pano de fundo da escola ainda está num momento de adormecimento, pois a escola não consegue se organizar para as práticas de educação necessária para assumir de forma tão eficiente como está descrito na legislação, para um atendimento aos alunos deficientes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Polo de Formosa, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2366
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons