Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AndreiaRamosdosSantosBarbosa.pdf796,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia no ensino da matemática : jogos pedagógicos em destaque
Autor(es): Barbosa, Andréia Ramos dos Santos
Orientador(es): Pinto, Lílian Meire de Oliveira
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Jogos educativos
Prática de ensino
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: BARBOSA, Andréia Ramos dos Santos. Metodologia no ensino da matemática: jogos pedagógicos em destaque. 2011. 62 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática auxilia o professor a complementar suas aulas, fazendo com que os alunos se interessem, pois o jogo estimula o raciocínio lógico matemático, capacita o aluno na elaboração de novas estratégias de jogos e de resolução de problemas, ajuda no desenvolvimento da agilidade mental, e proporciona a ele uma forma divertida e prazerosa de aprender Matemática. O objetivo desse trabalho foi analisar a utilização de jogos no ensino de Matemática a fim de desenvolver o raciocínio lógico e de resolver situações- problema. Participaram desse trabalho seis alunos todos com problema de aprendizagem na disciplina de Matemática e um deles com baixa visão, seis mães que se mostraram confiantes no resultado do trabalho e um professor de Matemática que até o momento não havia utilizado jogos em suas aulas e não era por falta de vontade, havia algumas questões como número excessivo de alunos em sala de aula, a bagunça que poderia surgir no decorrer do trabalho enfim situações que até o momento impediam o professor de utilizar esse recurso. A utilização de jogos matemáticos é um dos métodos onde se aprende “brincando”, pois ao mesmo tempo em que trabalha conteúdos matemáticos trabalha-se também de certa forma o raciocínio lógico dos procedimentos, capacidade de resolver problemas relacionados ao cotidiano do aluno, pois os jogos são atividades dinâmicas que os colocam em movimento e ação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2364
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons