Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2363
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CleuzeleneFernandesdeSouza.pdf925,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dispositivos legais da inclusão
Autor(es): Souza, Cleuzelene Fernandes de
Orientador(es): Carvalho, Susana Silva
Assunto: Educação inclusiva
Ensino - legislação
Professores de educação especial - formação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SOUZA, Cleuzelene Fernandes de. Dispositivos legais da inclusão. 2011. 79 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este é o resultado de uma pesquisa de campo em duas escolas públicas de Ipatinga a respeito do conhecimento dos profissionais da educação sobre a legislação educacional pertinente a educação inclusiva e, sobretudo sobre a formação dos professores para trabalhar com alunos com NEE. Para contrapor e esclarecer dúvidas e informações foi feita uma pesquisa sobre a legislação educacional e sobre inclusão. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma reflexão a respeito das leis que norteiam a educação no Brasil; verificar se os professores conhecem a legislação sobre educação inclusiva, sobretudo da educação especial; pesquisar se as escolas e professores estão preparados para a inclusão de alunos com NEE em classes regulares. Para tal foi aplicada a metodologia de pesquisa qualitativa com utilização de um questionário e entrevistas semi-estruturada (Franco (1986, p.36)). O estudo revelou que a maioria dos professores conhece parcialmente a legislação e consideram importante aprofundar-se ainda mais sobre o assunto. Revelou que quase 100% dos professores das escolas pesquisadas possuem curso em nível superior, porém não foram capacitados para trabalhar com escola inclusiva, sobretudo com alunos com NEE. Demonstrou que as escolas não oferecem infra-estrutura adequada para a inclusão e que a família pouco participa da vida escolar. Apesar da falta de capacitação e do despreparo das escolas os professores tem desenvolvido suas propostas educacionais embora ainda não seja possível garantir o pleno desenvolvimento do aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2363
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons