Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AvelinaPereiraNeves.pdf378,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O aluno com necessidades educacionais especiais numa escola técnica : limitações, desafios e possibilidades
Autor(es): Neves, Avelina Pereira
Orientador(es): Avila, Nadja Ramos de
Assunto: Estudantes com deficiência
Ensino técnico
Pessoas com deficiência - emprego
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: NEVES, Avelina Pereira. O aluno com necessidades educacionais especiais numa escola técnica: limitações, desafios e possibilidades. 2011. 43 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar como se dá o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma Escola Técnica do Distrito Federal. Foram realizados dois estudos de caso, ambos com alunos portadores de paralisia cerebral matriculados em cursos técnicos profissionalizantes. Os resultados da pesquisa revelam que o curso técnico profissionalizante exige competências e habilidades específicas. Foram identificadas as seguintes dificuldades: falta de formação continuada do professor, falta de recursos materiais, falta de adequação do ambiente, comunicação, percepção e aprendizagem lentas, necessidade do docente em conquistar a confiança desses alunos, a exigência de uma maior atenção a esses alunos em conflito com a falta de tempo e a grande número de alunos em sala de aula. Esse estudo encontra-se organizado em quatro capítulos: no primeiro, haverá a fundamentação teórica, refletindo sobre a inclusão numa perspectiva de profissionalizar o aluno com necessidades educacionais especiais; no segundo, apresentar-se-á a metodologia; no terceiro, serão realizadas as considerações sobre a análise e coleta de dados; e, no último capítulo, as considerações finais, além de ser encontrada a resposta para a problemática aqui estabelecida: como se dá o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (ANEE) em escola técnica?
Abstract: This study aimed to verify how the process of including pupils with special educational needs in a Technical School of the Federal District. We performed two case studies, both with cerebral palsy students enrolled in vocational technical courses. The survey results reveal that the course requires technical skills and vocational skills. We identified the following difficulties: lack of continuous training of teachers, lack of material resources, lack of suitability of the environment, communication, perception and learning slowly, the teacher needing to win the trust of these students, the need for greater attention to these students in conflict with the lack of time and large number of students in the classroom. This study is organized into four chapters: first, there will be a theoretical basis, reflecting a view on the inclusion of professionalizing the student with special educational needs, in the second will present the methodology, in the third, will take place considerations about the analysis and data collection, and in the last chapter, the final considerations, in addition to being found the answer to the question set forth herein: how does the process of including pupils with special educational needs (ANEE) in technical school?
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2359
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons