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Título: Aprender a ensinar valorizando a diversidade
Autor(es): Santos, Zilda Aparecida dos
Orientador(es): Correia, Vasti Gonçalves de Paula
Assunto: Desenvolvimento humano
Educação inclusiva
Crianças deficientes - educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Jan-2012
Referência: SANTOS, Zilda Aparecida dos. Aprender a ensinar valorizando a diversidade. 2011. 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de “pesquisar, analisar, refletir e, se preciso criar uma nova formar de ensinar”, garantindo a todos o direito de aprender. É urgente refletir sobre algumas práticas pedagógicas e, o porquê, educadores e educadores insistem ainda em reproduzi-las, nesse sentido faz-se necessário uma discussão reflexiva sobre caminhos e fazeres pedagógicos considerando a “diversidade” na sala de aula. Para que realmente possamos transformar a realidade de atender a diversidade nas salas de aula de ensino regular, precisamos “tomar” o desafio de ensinar respeitando a diversidade tomando uma atitude de vida. Cada profissional envolvido na educação deve colocar-se como pesquisador, buscando fundamentar seus fazeres pedagógicos ouvindo as vozes de grandes teóricos e debruçando-se sobre as metodologias voltadas para atender a diversidade; deve também, pautar suas práticas pedagógicas atendendo aos dispositivos legais como sujeito de direitos e deveres e, olhar a criança como um sujeito de direitos. Toda criança, independente de sua raça, cor, sexo, idade, deficiência ou ausência dela é um sujeito de direito.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2350
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