Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaConceicaodaSilvaPaula.pdf299,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades especiais
Autor(es): Paula, Maria da Conceição da Silva
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Estudantes deficientes
Desenvolvimento cognitivo
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: PAULA, Maria da Conceição da Silva. A importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades especiais. 2011. 67 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Segundo pesquisadores tais como: Rotta (2006), Oliveira (1997), Fonseca (1992) as atividades psicomotoras estimulam o desenvolvimento corporal, mental e emocional, pois dão à criança condições de explorar o mundo, de fazer experiências, de adquirir noções que desenvolvam a aprendizagem cognitiva. Influencia emocionalmente porque torna a criança feliz e adaptada, independente socialmente e equilibrada, elevando a sua auto-estima e estimulando a novas conquistas. Portanto, este trabalho abordou a importância das atividades psicomotoras no desenvolvimento cognitivo de alunos com necessidades especiais e teve como objetivo estudar as contribuições das atividades psicomotoras para o desenvolvimento cognitivo do educando com necessidades especiais, em uma escola de Ensino Fundamental, da rede pública de ensino em Cel. Fabriciano-MG. Para embasamento teórico fez-se estudo de vários autores dentre eles Fonseca (1992), Oliveira (1997), Coll (2004) e colaboradores, kelman [et al.] (2010), entre outros. Para efetivação deste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, em uma escola de tempo integral de Ensino Fundamental, com uma turma de 4º Ano com 25 alunos com necessidades especiais, tendo como instrumento um questionário respondido pela Professora Alfabetizadora, Monitora Auxiliar e Professora de Educação Física, bem como dois membros da Equipe Diretiva: Diretora e Coordenadora Pedagógica. Outro instrumento utilizado foram observações das aulas na referida turma. Os resultados encontrados com este trabalho foram satisfatórios, pois o professor alfabetizador relata que os alunos tiveram mais atenção, concentração, dedicação e uma melhora considerável da auto estima, pois foram despertados motivos para estudar e aprender; para os pesquisados as atividades psicomotoras foram importantes pois proporcionou momentos de criar, brincar e aprender propiciando uma tomada de consciência corporal e consequentemente um melhor aprendizado dos educandos; a parceria entre o professor alfabetizador e o professor de educação física é possível desde que seja montado um programa que atenda as habilidades naturais da criança que desperte a sensibilidade e valorize a expressão de sentimentos e não vise única e exclusivamente a performance motora. Conclui-se com este trabalho que é necessário aprofundar melhor em todos os aspectos que levam a verdadeira inclusão e concretização da aprendizagem de educandos que a cada dia, a cada descoberta nos dão novos direcionamentos, novos saberes. Foi importante, pois proporcionou a oportunidade de dirigir um olhar mais atento, mais cauteloso com maior qualidade e competência sobre as atividades psicomotoras.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons