Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2339
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CeliaReginaSmarzardSiqueiraCampos.pdf143,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas para inclusão escolar de alunos surdos em Vitória : possibilidades e desafios
Autor(es): Campos, Célia Regina Smarzaro Siqueira
Orientador(es): Kelman, Celeste Azulay
Assunto: Surdos - educação
Educação e Estado
Educação especial
Inclusão escolar
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: CAMPOS, Célia Regina Smarzaro Siqueira. Políticas públicas para inclusão escolar de alunos surdos em Vitória: possibilidades e desafios. 2011. 55 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A questão que envolve a inclusão escolar de pessoas com deficiência auditiva vem enfrentando o desafio de implementação de ações que busquem garantir, aos alunos, o direito de acesso e permanência na rede pública municipal de ensino, de diferentes perspectivas, dentre elas os direitos da pessoa com deficiência e o exercício de sua cidadania, a exposição à língua de sinais ou ao português e à modalidade de ensino. Logo, os projetos institucionais de políticas públicas, voltadas para atender às necessidades educacionais desses alunos, estão sendo direcionados no contexto de promoção de inclusão e de uma educação de qualidade para todos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo estudar a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental, na ótica da política pública voltada para o ensino bilíngue para surdos na Educação de Jovens e Adultos, implicando uma mudança cultural na escola, para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. Participaram do estudo professores e alunos surdos de uma escola da rede municipal de ensino. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo entre os dois grupos participantes. A pesquisa entre os surdos foi acompanhada por um intérprete da escola para que fossem esclarecidas as suas dúvidas em relação às perguntas, caso acontecesse o não entendimento das mesmas, pois nem todos os alunos entrevistados têm fluência na língua de sinais, e para que não houvessem erros nas transcrições de suas respostas. Os professores se mostraram adaptados e valorizaram a presença dos alunos surdos em suas salas de aulas, consideraram a inclusão benéfica para todos os envolvidos, porém, revelaram, ainda, dificuldades na comunicação com eles, mesmo com a presença dos intérpretes, apontando para o fato de terem pouca formação para este atendimento especializado.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons