Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2338
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaLuciaCastroFalcao.pdf382,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão escolar de alunos com TDAH : um estudo de caso no Municipio de Ipatinga-MG
Autor(es): Falcão, Maria Lúcia Castro
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Educação inclusiva
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: FALCÃO, Maria Lúcia Castro. Inclusão escolar de alunos com TDAH: um estudo de caso no Municipio de Ipatinga-MG. 2011. 41 f. Monografia Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de origem genética reconhecido por todas as associações médicas e agências de saúde governamentais. Um estudo de caso sobre a inclusão de alunos com diagnóstico de TDAH, em uma escola no município de Ipatinga – MG, foi a proposta deste trabalho que teve como objetivos estudar o comportamento de alunos com diagnóstico de TDAH, possíveis consequências na relação do processo ensino aprendizagem e suas implicações no processo de inclusão escolar. A Fundamentação Teórica deste trabalho buscou suporte na publicação de estudiosos sobre o TDAH como Barkley (2008), Rodhe e Benczik (1999), entre outros pesquisados. Como também base legal que ampara a inclusão do TDAH. A pesquisa qualitativa foi realizada no 4º Ano do Ensino Fundamental, onde estão matriculados dois alunos com diagnóstico de TDAH, através de um questionário respondido por 05 (cinco) professores e 07 (sete) sessões de observação realizadas no ambiente escolar. O resultado colhido, foi analisado e comparado à literatura, mostrando que os alunos com diagnóstico de TDAH apresentam características diferentes dos demais, o que dificulta o trabalho dos professores e, consequentemente o desenvolvimento dos mesmos. Os professores demonstraram ter conhecimento sobre o transtorno. Identificam as possibilidades que facilitam o trabalho como: atividades curtas, prazerosas, dinâmicas e o atendimento individual ao aluno com TDAH e que atividades longas, cansativas e repetitivas, assim como um grande número de alunos, para acompanhamento, são os aspectos dificultadores. A pesquisa realizada mostrou que apesar dos aspectos dificultadores, a escola e professores tem tomado iniciativas que podem favorecer o processo de inclusão destes educandos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons