Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NeurialanDePaulaAraujo_tcc.pdf698,52 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernández Méndez, María del Rosario Tatiana-
dc.contributor.authorAraújo, Neurialan de Paula-
dc.identifier.citationARAÚJO, Neurialan de Paula. Sobre o lugar da poética no ensino de artes visuais no Brasil. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda uma reflexão sobre qual é o lugar do ensino de arte e o espaço da poética no ensino básico. Sendo o estudo estimulado pelo contexto da discussão levantada e problematizada pela Medida Provisória (MP) 746/2016 que visa à reforma curricular do ensino médio. Essa proposta implicou sobre as artes visuais, pois a reforma propunha a exclusão da obrigatoriedade do ensino da arte no currículo do ensino médio. A poética dentro do campo das artes na contemporaneidade é um aspecto importante e necessário. Cabendo uma reflexão sobre o lugar desta dentro do ensino da arte. O estudo revelou que existem aspectos que desviam o foco do ensino da arte de uma maior potencialização da poética no processo educativo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuais - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordReforma do ensinopt_BR
dc.subject.keywordPoéticapt_BR
dc.titleSobre o lugar da poética no ensino de artes visuais no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T11:43:58Z-
dc.date.available2020-03-10T11:43:58Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/23361-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work deals with a reflection about the place of art teaching and the space of poetics in Brazilian basic education. Being the study stimulated by the context of the discussion raised and problematized by Medida Provisória (MP) 746/2016 that aims at the curricular reform of high school. This proposal is related to the visual arts, so a reform proposes to exclude the compulsory teaching of art of high school curriculum. A poetics within the field of contemporary art is an important and necessary aspect. Fitting a reflection on the place in the teaching of art. The study revealed that exist some points which work in order to divert the focus of art teaching from a greater potentialization of poetics in the educational process.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons