Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23359
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FelipeSantanaSouzaAndre_tcc.pdf3,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Colaboração no ensino de artes visuais : a prática colaborativa aplicada no CED São Francisco, em São Sebastião DF
Autor(es): André, Felipe Santana Souza
Orientador(es): Fernández Méndez, María del Rosario Tatiana
Assunto: Arte
Educação
Arte - estudo e ensino
Arte colaborativa
Objetos de aprendizagem
Ensino médio
Data de apresentação: 15-Jun-2019
Data de publicação: 10-Mar-2020
Referência: ANDRÉ, Felipe Santana Souza. Colaboração no ensino de artes visuais: a prática colaborativa aplicada no CED São Francisco, em São Sebastião DF. 2019. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho investiga práticas colaborativas em atividades de artes visuais com alunos do centro educacional São Francisco em São Sebastião DF, relacionadas com os objetos de aprendizagem; impressão de gravura, montagem de escultura e produção de vídeo para um canal do Youtube. Helguera (2011) define de forma taxonômica os níveis de interação do público com a arte. Braga (2014), Tarouco (2014) e Hodgins (2002) definem os objetos de aprendizagem enquanto sua estrutura de organização com foco na construção de conhecimento. Além de observar as práticas com enfoque colaborativo e cooperativo, foram realizados métodos variados de coleta de dados; um questionário sobre plataformas colaborativas, entrevista sobre atividades colaborativas, ambos com professores e um questionário sobre conhecimento de vídeo com alunos do São Francisco. O resultado observado foi referente à capacidade de organização e prática coletiva que os alunos presenciaram produzindo filmes em grupos e se consistiram em dados qualitativos sobre a interação interpessoal aluno-professor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2019.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons