Título: | RPG na arte educação |
Autor(es): | Ferreira, Leonardo Freitas |
Orientador(es): | Hargreaves, Lisa Minari |
Assunto: | Atividades lúdicas Role Playing Game (RPG) Jogos Arte - estudo e ensino Prática de ensino |
Data de apresentação: | 16-Jul-2018 |
Data de publicação: | 9-Mar-2020 |
Referência: | FERREIRA, Leonardo Freitas. RPG na arte educação. 2018. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Ferramentas pedagógicas lúdicas vêm sendo investigadas e propostas há séculos na forma de brincadeiras, jogos, objetos, e trabalhos. Este trabalho apresenta, propõe e observa a aplicabilidade do role-playing game em sala de aula no ensino de artes. O role-playing game ou RPG como é mais conhecido é uma forma de jogo colaborativo que utiliza de papel, lápis e dados e envolve criatividade e estratégia na construção coletiva de uma narrativa. O jogo tem em sua natureza uma proposta transdisciplinar que pode ser utilizada como facilitador no ensino para dinamizar as aulas, propor ao aluno a aplicação do conteúdo e dando a oportunidade do aluno de melhor se conectar com o conteúdo. Este trabalho propôs a utilização do RPG em sala de aula no colégio médio 2 de Brazlândia em uma turma da primeira série do ensino médio. O jogo foi adaptado para ser utilizado em sala de aula e serviu como ferramenta para o conteúdo que estava previsto para ser passado pela professora Danielle Costa, que foi arte medieval. Os alunos jogaram como sendo artistas e aprendizes de artistas durante o século XV na Itália, tendo que negociar obras e prazos com a igreja, administrar a vida de artista e ficarem atentos às limitações sociais do contexto do jogo. Os alunos demonstraram bastante entusiasmo durante todo o jogo, toda a turma participou ativamente e com o passar do jogo demonstraram melhor uso dos conhecimentos sobre o conteúdo. Ao fim do jogo a professora revisou o conteúdo com a turma, e essa demonstrou conhecimento a cerca do tema abordado debatendo e respondendo às perguntas feitas durante a revisão. O RPG, como já vem sendo observado desde a década de 90 tem grande potencialidade como objeto de ensino sendo uma brincadeira que propõe a aplicação de conhecimentos diversos e a imersão em algum tema, o que o torna um jogo de possibilidades infinitas e é extremamente adaptável a necessidade de forma funcional e atraente. |
Abstract: | Playful pedagogical tools has been investigated and experimented for centuries as games, plays, objects and works. This paper presents, propose and observes the applicability of the role-playing game on art teaching in the classroom. The role-playing game or RPG as it is best known, it is a type of collaborative game played with paper, pencil and dice, and involves creativity and strategy on a collective construction of a narrative. The game has a transdisciplinary propose in its nature that can be used as a teaching facilitator that dynamizes classes, propose the application of the lesson content to the student and giving it the opportunity to better connect with the lesson. This paper proposed the use of RPG in a classroom in the school Médio 2 in Brazlândia, in a high school first grade class. The game was adapted to been used in class and was used as a tool for the theme planed for the teacher Danielle Costa’s classes, which was medieval art. The students played as artists and artist apprentices in Italy during the fifteenth century, having to negotiate artworks and deadlines with the church, manage the life of being an artist and be aware of the social limitations of the context of the game. The students showed quite a enthusiasm through the game, all students participated actively and gradually during the game they showed a better using of the class theme knowledge. Having the game finished the teacher reviewed the theme with them, and they demonstrated knowing the class content debating and answering to the review questions. The RPG, as has been observed since the 90’s have a great potential as a teaching object being a play that propose the application of multiple knowledge and immersion in the proposed theme, which makes it a game of infinite possibilities and it is extremely adaptable to the need in a functional and attractive way. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
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