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Título: Percepções de sujeitos de uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal sobre a alimentação escolar e a educação nutricional como tema curricular transversal
Outros títulos: Perceptions of subjects in a public elementary school of the Federal District about feeding and nutrition education as a cross-curricular theme
Autor(es): Barbosa, Daise Ellen de Melo
Orientador(es): Torres, Andréia Araújo Lima
Assunto: Promoção da saúde
Educação alimentar e nutricional
Alimentação saudável
Merenda escolar
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: BARBOSA, Daise Ellen de Melo. Percepções de sujeitos de uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal sobre a alimentação escolar e a educação nutricional como tema curricular transversal. 2009. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A promoção da saúde no contexto escolar tem sido amplamente recomendada por inúmeros órgãos internacionais. E um dos aspectos essenciais da promoção da saúde é a alimentação. Sabe-se que as práticas alimentares saudáveis iniciam-se na infância e a escola exerce um papel protagonista nesse processo. O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem entre outras finalidades a de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Legislação brasileira recente incluiu a educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Assim, este trabalho objetivou conhecer as opiniões, as atitudes, assim como as representações de atores escolares sobre alimentação e sobre a educação nutricional no contexto escolar. Trata-se de um estudo transversal, qualitativo, realizado em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio da entrevista estruturada e da observação participativa, analisados por meio do método de análise de conteúdo e reunidos em 4 tópicos: (a) Escola promotora de Saúde; (b) A merenda escolar e sua importância; (c) Alimentação saudável e consumo de frutas e verduras; e (d) Educação nutricional. Verifica-se que apesar dos sujeitos possuírem conhecimentos sobre a importância e o objetivo da alimentação saudável e do lanche escolar, não acreditam que sejam modelos para os alunos e não aliam a teoria que possuem à sua prática de vida diária. A idéia que fazem acerca da educação nutricional ainda é incipiente. A constituição de grupos de trabalhos multidisciplinares pode facilitar a efetivação da proposta da Escola Promotora da Saúde e ser um real aliado para concretização dos princípios do Sistema de Saúde. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Health promotion in the school context has been widely recommended by many international bodies. And one of the essential aspects of health promotion is the feeding. It is known that healthy eating habits begin in childhood and the school plays a leading role in this process. The National Schooler Feeding Program has among other purposes to promote the formation of healthy eating habits. Brazilian legislation included recently alimentary and nutrition education into school curriculum. Thus, this study aimed to determine the opinions, attitudes, and representations of the schoolers actors about feeding and nutritional education in the school context. This is a crosssectional, qualitative study realized in a public elementary school of the Federal District. The data were collected through structured interviews and participative observation, analyzed by the method of content analysis and assembled on 4 topics: (a) health promoting school; (b) The school meal and its importance; (c) Healthy eating and consumption of fruits and vegetables; and (d) Nutrition education. We verified that despite the subjects have knowledge about the importance and the goal of healthy feeding and school meal, they do not believe that they are models for students and they do not combine the theory that they have with their daily practice life. The idea they have about the nutrition education is still incipient. The creation of multidisciplinary workgroups can facilitate the realization of the proposal of the Health Promoting School and be a real ally to achieve the principles of the Health.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, 2009.
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