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Título: O papel do pedagogo no grupo surdez e sofrimento psíquico
Autor(es): Silva, Carine Mendes da
Orientador(es): Buzar, Edeilce Aparecida Santos
Assunto: Pedagogia
Surdez
Sofrimento psíquico
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 9-Jan-2012
Referência: SILVA, Carine Mendes da. O papel do pedagogo no grupo surdez e sofrimento psíquico. 2011. lxxiii f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do pedagogo dentro do Grupo Surdez e Sofrimento Psíquico, realizado no CAEP, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Inicialmente realizamos um resgate histórico do conceito de Pedagogia e as transformações desse conceito e do papel do pedagogo na sociedade. O trabalho aborda ainda o Projeto do Grupo Surdez e Sofrimento Psíquico e suas especificidades no atendimento aos sujeitos surdos, por meio de uma equipe multidisciplinar de psicólogos, pedagogos, intérpretes de LIBRAS e áreas afins. A pesquisa realizada com os pedagogos do grupo busca definir a função e a contribuição da Pedagogia no atendimento aos surdos em sofrimento. A metodologia está apoiada em uma epistemologia qualitativa, que por meio de entrevistas com os pedagogos do projeto surdez e sofrimento psíquico, buscou compreender o papel do pedagogo no referido grupo. A contribuição da pesquisa é apontar a importância do alargamento do papel do pedagogo em outros espaços não-escolares e a atuação do pedagogo em equipes interdisciplinares. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to analyze the role of the educator within the Group Deafness and mental suffering, held in CAEP, Institute of Psychology, University of Brasilia. Initially we conducted a historical review of the concept of pedagogy and the transformations of this concept and the role of teacher in society. The paper also discusses the Project Group Deafness and psychological distress and its specific subject in serving the deaf, through a multidisciplinary team of psychologists, educators, interpreters LBS and related areas. The survey of educators in the group seeks to define the role and contribution of teaching service for deaf people in distress. The methodology is supported by a qualitative epistemology, that through interviews with educators design deafness and mental suffering, sought to understand the role of the teacher in that group. The contribution of the research is pointing to the importance of extending the role of the teacher in other school spaces and non-performance of the teacher in interdisciplinary teams.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2332
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