Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2328
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarceliaAlvarengaCosta.pdf527,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da parceria da família e da escola no processo de inclusão escolar
Autor(es): Costa, Marcelia Alvarenga
Orientador(es): Cupolillo, Mercedes Villa
Assunto: Educação inclusiva
Lar e escola
Educação especial
Estudantes deficientes
Data de apresentação: Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: COSTA, Marcelia Alvarenga. A importância da parceria da família e da escola no processo de inclusão escolar. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo é fruto do interesse da minha relação, enquanto pedagoga, estabelecida na escola com alunos com necessidades educacionais especiais e seus familiares. A família, principal grupo social responsável pela formação e desenvolvimento do indivíduo, exerce forte influência positiva ou negativa no desenvolvimento e aprendizagem do educando, desencadeando aspectos propulsores ou inibidores em seu desenvolvimento. Desta forma a escola deve considerar os conhecimentos oriundos da vivência familiar, empregando-os como mediadores na construção dos conhecimentos acadêmicos, tornando-se aliada da família, uma vez que ambas almejam a aprendizagem e o desenvolvimento do educando. Sendo assim, conhecer e considerar as expectativas que a família tem em relação ao trabalho de inclusão que a escola realiza, é ponto fundamental para que o processo ensino e aprendizagem ocorra de forma efetiva, pois possibilitará uma relação de respeito e confiança da família com a escola, tornando estas duas instâncias parceiras no processo de inclusão escolar. O estudo teve como principal objetivo conhecer como se dá a parceria da escola e a da família no processo de inclusão escolar e envolveu familiares de alunos com NEE de uma escola pública municipal de Vitória/ES. A partir das informações construídas podemos dizer que o estreitamento na relação entre escola e família é fundamental para que se busque alternativas que favoreçam e estimulem de forma efetiva o processo de inclusão escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons