Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2323
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarolinaDiasBoaretto.pdf464,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do filosofar na infância
Autor(es): Boaretto, Carolina Dias
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Educação de crianças
Crianças e filosofia
Data de apresentação: 14-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: BOARETTO, Carolina Dias. A importância do filosofar na infância. 2011. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A pesquisa pretende propor reflexões sobre a importância do filosofar na infância. Por ser um período em que a curiosidade e admiração pelo mundo são naturais, acredita-se que as crianças tenham capacidade para filosofar. Durante a pesquisa, demonstra-se que a educação atual tem sido a principal barreira para os questionamentos e a criatividade das crianças, pois pretende educar com base em conteúdos, sem levar em consideração o interesse e o tempo de aprendizagem das crianças. A pesquisa busca atender aos seguintes objetivos: averiguar as características da infância; refletir sobre a relação existente entre filosofia e infância; discutir sobre a formação filosófica do professor e investigar a experiência da prática filosófica na escola. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica do que tem sido produzido a respeito dessa temática, bem como uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa teve como instrumento uma observação participante em uma classe de quarto ano do Ensino Fundamental da escola já citada. Observou-se a prática da filosofia com crianças realizada através de um projeto oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Além disso, foi possível captar alguns aspectos acerca da prática docente na classe observada. Como complemento da pesquisa, foi feita uma entrevista com a professora regente da classe com o intuito de obter suas impressões sobre o projeto realizado em sua sala e sua opinião sobre a relação entre filosofia e infância. Os resultados obtidos foram satisfatórios, na medida em que as crianças que participaram do projeto de filosofia demonstraram bastante interesse e aproveitaram o espaço para tecerem boas discussões. Também foi possível perceber que o filosofar é fundamental na formação dos professores para que esses possam ter condições de oferecer esse espaço para as crianças. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research aims to create reflections about how important it is to philosophize in the childhood period. As in this period it is natural to be curious about the world and to admire it, it is believed that children are able to philosophize. It is showed along the research that the current manner of education has been the main barrier for the questioning and creativity of the children, for the education is based mainly in contents, without considering the children‟s interest and learning time. The research seeks to reach the following goals: to verify the childhood‟s features; to reflect upon the existing relation between childhood and philosophy; to discuss about philosophic education of the professor; and to explore the experience of philosophic practice in the school. Therefore, it has been done a bibliographic review of what has been produced on this theme, in addition to a field research in a public school of Distrito Federal. The instrument of the research is a participatory observation in a 4th year classroom of Elementary School. It was observed a philosophic practice with children performed through a project offered by the Education Faculty of University of Brasilia. Besides, it was possible to catch some aspects of the teaching practice. As a research complement, there was an interview with the class teacher aiming to get her impressions about the project in her classroom and her opinion about the relation between philosophy and childhood. The results were satisfactory: the children who took part in the project showed interest and used the moment to discuss about it. Also it was possible to realize that philosophizing is fundamental in teachers‟ formation, so as they can have the conditions of offering this discussion moment to the children.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons