Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HenriqueAlvesdoAmaral_ThiagoNevesNardesMendes.pdf35,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de viabilidade técnica e econômica dos resultados de acessibilidade, prevenção e combate a incêndio do SG-12/ENC
Autor(es): Amaral, Henrique Alves do
Mendes, Thiago Neves Nardes
Orientador(es): Silva Júnior, Eleudo Esteves de Araújo
Assunto: Acessibilidade
Incêndios - prevenção e controle
Prevenção de incêndio
Data de apresentação: 9-Jul-2015
Data de publicação: 2-Mar-2020
Referência: AMARAL, Henrique Alves do; MENDES, Thiago Neves Nardes. Análise de viabilidade técnica e econômica dos resultados de acessibilidade, prevenção e combate a incêndio do SG-12/ENC. 2015. xi, 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Nos últimos anos houve um aumento do rigor e da demanda pelo desenvolvimento de projetos ligados à acessibilidade e prevenção e combate a incêndio, tendo em vista o aumento da inserção de pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) no mercado de trabalho (escolas, universidades, empresas) e a ocorrência de acidentes relacionados a incêndio, demonstrando a falta de fiscalização e adequação das estruturas em diversos setores da construção civil. Localizado na Universidade de Brasília, o edifício SG-12 abriga diversos departamentos de engenharia civil e ambiental, salas de aulas, salas de professores e laboratórios. Devido ao fato de o edifício ter sido construído para outros fins e não ter se adequado às novas normas ao passar dos anos, hoje ele apresenta diversos problemas relacionados à acessibilidade e à segurança a prevenção e combate a incêndio. Foram realizadas análises de viabilidade técnica e econômica das soluções levantadas a partir dos diversos itens das normas (Associação Brasileira de Normas - ABNT- e Técnicas e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF). Realizou-se um questionário de APO e um orçamento para que, por fim, fossem sugeridas propostas coerentes para adequar o edifício SG-12 às normas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons