Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FernandaBrandaoDaSilva_tcc.pdf88,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno no primeiro mês da nutriz
Autor(es): Silva, Fernanda Brandão da
Orientador(es): Viduedo, Alecssandra de Fátima Silva
Assunto: Aleitamento materno
Mulheres - saúde e higiene
Amamentação
Maternidade
Data de apresentação: 5-Jul-2017
Data de publicação: 20-Fev-2020
Referência: SILVA, Fernanda Brandão da. Os efeitos dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno no primeiro mês da nutriz. 2017. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O aleitamento materno é reconhecido pelo Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como uma das estratégias fundamentais para a diminuição dos índices de mortalidade neonatal. Este estudo teve como objetivo avaliar as orientações preconizadas pelos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, em um hospital público do Distrito Federal (DF), desde o nascimento até um mês pós-parto. Metodologia: foi realizado um estudo prospectivo, que fez parte de um estudo maior, e investigou as rotinas institucionais durante o trabalho de parto e parto. O cenário do estudo foi um Hospital público de grande porte localizado no Distrito Federal, bem como o domicílio das puérperas. Foram convidadas e aceitaram participar da pesquisa um total de 30 parturientes. Primeiramente foram coletados dados sociodemográficos, obstétricos e realizada a observação da implementação dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A primeira visita domiciliar foi realizada com o intuito de reconhecer se a puérpera lembrava das orientações que recebeu no hospital. Na segunda visita domiciliar, aos 30 dias de puerpério, foi realizada uma segunda entrevista, por meio de um questionário com informações sobre as vantagens da amamentação. Concluímos que a maioria das puérperas entrevistadas possuem as informações corretas relacionadas ao aleitamento materno. Quanto à implementação dos 10 passos para o aleitamento materno, nem todas as categorias foram seguidas, conforme preconizadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2017.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons