Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ElianeAlvesdeLima.pdf632,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As dificuldades enfrentadas pelos professores de uma escola pública do Distrito Federal diante da proposta de inclusão escolar
Autor(es): Lima, Eliane Alves de
Orientador(es): Avila, Nadja Ramos de
Maciel, Diva Maria Moraes Albuquerque
Assunto: Educação inclusiva
Professores
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: LIMA, Eliane Alves de. As dificuldades enfrentadas pelos professores de uma escola pública do Distrito Federal diante da proposta de inclusão escolar. 2011. 53 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Social)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília. 2011.
Resumo: Sob a perspectiva da necessária efetivação da proposta de Inclusão Escolar que abarca toda uma mudança de condutas e de paradigmas especialmente na atuação dos professores, esta pesquisa objetivou investigar, relacionar e analisar sob a abordagem teórica da pesquisa qualitativa, as dificuldades enfrentadas pelos professores de uma escola pública do Distrito Federal para atuar mediante a proposta da Educação Inclusiva. A análise dos resultados obtidos com a pesquisa, permite ampla reflexão sobre a ocorrência de dificuldades que impedem uma efetiva inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, contribuindo para novas abordagens e para a implementação de políticas públicas visando à melhoria do processo de Inclusão Escolar e fornecendo importantes subsídios para novos estudos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
From the perspective of the necessary effectiveness of the proposed school inclusion covering an entire shift paradigms of behavior and performance of teachers in particular, this study is to investigate, correlate and analyze a theoretical approach to qualitative research, the difficulties faced by teachers of a Federal Public School District to act upon the proposal of Inclusive Education. The results obtained from research, allows broader thinking about the occurrence of difficulties that hinder the effective inclusion of pupils with special educational needs, contributing to new approaches and to implement public policies aimed at improving the process of inclusion and providing school important foundations for further studies.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons