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Título: O impacto da doença renal crônica em adolescentes em tratamento hemodialítico
Outros títulos: The impact of chronic renal disease in adolescents on hemodialysis
El impacto de la enferen renal crónica en adolescentes en tratamiento hemodialítico
Autor(es): Rêgo, Letícia Werner
Orientador(es): Martins, Gisele
Coorientador(es): Salviano, Cristiane Feitosa
Assunto: Insuficiência renal crônica
Adolescentes - doenças
Hemodiálise - pacientes
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 20-Fev-2020
Referência: RÊGO, Letícia Werner. O impacto da doença renal crônica em adolescentes em tratamento hemodialítico. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Objetivo: Compreender o impacto social da doença renal crônica em adolescentes submetidos a hemodiálise. Método: Abordagem qualitativa, de cunho descritivo. Para desenvolvimento do material foram entrevistado adolescentes de 12 a 17 anos, no qual foi utilizado uma entrevista semiestruturada. A analise ocorreu segundo a método narrativo. Resultados: Participaram da pesquisa 7 pacientes e a partir da análise do conteúdo de suas entrevistas foi possível construir três categorias temáticas: modificações causadas pela hemodiálise que interferem na rotina; sentimentos da adolescente associado a doença e a hemodiálise; sentimentos da família na perspectiva do adolescente associado a doença e a hemodiálise. Considerações Finais: O adolescente em hemodiálise passa por modificações importantes em seu cotidiano, tanto pelas restrições necessárias para o controle da doença, quanto pelas alterações fisiológicas. Além disso, sentimentos como tristeza e medo também permeiam o atendimento a este paciente. Sugere-se o desenvolvimento por parte da equipe de ações de grupos de apoio, o acompanhamento psicológico e educação em saúde para minimizar o impacto trazido ao adolescente.
Abstract: Objective: The objective of this study was to understand the social impact of chronic kidney disease in adolescents undergoing hemodialysis. Method: Qualitative approach, descriptive. To develop the material was interviewed adolescents from 12 to 17 years, in which a pre-defined questionnaire was used. The analysis was performed according to the narrative method. Results: Seven patients participated in the study and from the analysis of the content of their interviews it was possible to construct three thematic categories: modifications caused by hemodialysis that interfere in the routine; feelings of the adolescent associated with the disease and the hemodialysis; feelings of the family from the perspective of adolescents associated with illness and hemodialysis. Final considerations: The adolescent undergoing hemodialysis undergoes important changes in his daily life, both due to the restrictions necessary for the control of the disease, as well as for the physiological changes. In addition, feelings such as sadness and fear also permeate the care of this patient. It is suggested the development by the team of actions of support groups, the psychological monitoring and health education to minimize the impact brought to the adolescent.
Resumén: Objetivo: Comprender el impacto social de la enfermedad renal crónica en adolescentes sometidos a hemodiálisis. Método: Enfoque cualitativo, de cuño descriptivo. Para el desarrollo del material fue entrevistado adolescentes de 12 a 17 años, en el cual se utilizó un cuestionario predefinido. El análisis ocurrió según el método narrativo. Resultados: Participaron de la investigación 7 pacientes y a partir del análisis del contenido de sus entrevistas fue posible construir tres categorías temáticas: modificaciones causadas por la hemodiálisis que interfieren en la rutina; los sentimientos de la adolescente asociados a la enfermedad y la hemodiálisis; los sentimientos de la familia en la perspectiva del adolescente asociado a la enfermedad y la hemodiálisis. Conclusiones e implicaciones para la práctica: El adolescente en hemodiálisis pasa por modificaciones importantes en su cotidiano, tanto por las restricciones necesarias para el control de la enfermedad, como por las alteraciones fisiológicas. Además, sentimientos como tristeza y miedo también permean la atención a este paciente. Se sugiere el desarrollo por parte del equipo de acciones de grupos de apoyo, el acompañamiento psicológico y educación en salud para minimizar el impacto traído al adolescente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2018.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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