Título: | Aspectos performativos e musicais do Ditirambo II de Píndaro |
Autor(es): | Campos, Victor Eduardo Souza |
Orientador(es): | Bacelar, Agatha Pitombo |
Assunto: | Deuses gregos Misticismo e poesia |
Data de publicação: | 19-Fev-2020 |
Referência: | CAMPOS, Victor Eduardo Souza. Aspectos performativos e musicais do Ditirambo II de Píndaro. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Sabe-se que o ditirambo integrava uma festa em honra de Dioniso. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Ditirambo II de Píndaro dedicado a Tebas, mas a festa tebana na qual o poema foi executado é uma questão em aberto. Porém, uma vez que a ocasião de performance participa ativamente das significações do poema, tanto por suas funções pragmáticas quanto por servir de referência enunciativa de seus enunciados, propomos, ainda que hipoteticamente, a identificação da festa tebana para a qual esse ditirambo foi composto, tornando-se um ponto de grande pertinência para a análise de suas significações. Tais significações, além de se construírem nas relações com a ocasião de performance, também dependem da dimensão sonora do poema, à qual podemos ter um acesso parcial pela escansão de seus versos. Com isso, a problemática do presente trabalho se situa no campo da reconstituição tanto da ocasião de performance do referido fragmento pindárico quanto dos possíveis efeitos de sua sonoridade no grego antigo. Por fim, a pesquisa propõe uma tradução do Ditirambo II em português considerando os aspectos sonoros do poema. |
Abstract: | It is known that the dithyramb was part of festivities in honor of Dionysus. The present work aims at presenting Pindar’s Second-Dithyramb, although the Theban festival in which the poem was performed is an open question. However, since the performance occasion actively builds the significations of the poem, both for its pragmatic functions and for serving as an enunciative reference of its statements, we propose, even hypothetically, the identification of the Theban festival for which this dithyramb was composed, becoming a point of great relevance for the analysis of its significations. These meanings, besides being built in the relations with the occasion of performance, also depend on the sound dimension of the poem, to which we can have partial access by the scansion of its verses. Thus, the problem of the present work lies in the field of the reconstitution both of the performance occasion of the aforementioned Pindaric fragment and of the possible effects of its sonority in the ancient Greek. Finally, this research proposes a translation of Pindar’s Second-Dithyramb in brazilian portuguese considering the sound aspects of the poem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2019. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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