Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23188
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VivianePedrosaDaSilva_tcc.pdf883,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conto Negrinha, de Monteiro Lobato : literatura e sociedade
Autor(es): Silva, Viviane Pedrosa da
Orientador(es): Araújo, Adriana de Fátima Barbosa
Assunto: Contos brasileiros
Gênero - desigualdade
Racismo
Negros na literatura
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 19-Fev-2020
Referência: SILVA, Viviane Pedrosa da. O conto Negrinha, de Monteiro Lobato: literatura e sociedade. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O conto Negrinha compõe a obra adulta de Monteiro Lobato, sendo uma das narrativas com maior carga emocional do autor, expondo a sociedade do período de transição do século XIX para o século XX, gerando incômodos e reflexões. O presente texto visa analisar essa obra tendo em vista os aspectos literários tais como a concepção do gênero conto de acordo com o próprio Lobato, a localização dessa obra na produção do autor, e principalmente a relação do narrador com a matéria narrada. Aborda, além disso a crítica e as questões de cunho social presentes no conto, essas relacionadas à desigualdade de raça, classe social e gênero.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons