Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23153
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaReisFerraz_tcc.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da atenção auditiva sustentada e de qualidade de vida em usuários de implante coclear
Autor(es): Ferraz, Letícia Reis
Orientador(es): Silva, Isabella Monteiro de Castro
Coorientador(es): Caldas, Fernanda Ferreira
Assunto: Audição (Fisiologia)
Implantes cocleares
Pessoas com deficiência auditiva
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: FERRAZ, Letícia Reis. Avaliação da atenção auditiva sustentada e de qualidade de vida em usuários de implante coclear. 2018. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: INTRODUÇÃO: Dentre as deficiências humanas, a auditiva pode ser considerada uma das mais devastadoras em relação ao desenvolvimento da comunicação oral. O Implante Coclear (IC) tem sido indicado como recurso reabilitador para pessoas com deficiência auditiva severa/profunda. A bateria de testes utilizada na avaliação audiológica dessa população é eficiente para quantificar a perda auditiva, porém, seus resultados não refletem problemas atencionais auditivos e dificuldades de comunicação cotidiana. OBJETIVO: Analisar e relacionar o resultado do Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) com o questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ), visando identificar possíveis correlações entre a integridade da atenção sustentada e o desempenho do dispositivo eletrônico utilizado em situações do cotidiano. MÉTODOS: Participaram do estudo adultos e idosos, de ambos os sexos, usuários de IC unilateral ou bilateral. O desenvolvimento se deu por meio de três etapas: 1)Roteiro de Rastreio/Anamnese; 2)Aplicação do questionário SSQ, composto por 49 questões, divididas em três partes: audição para sons da fala (14 itens), audição espacial (17 itens) e qualidades da audição (18 itens); 3)Realização do teste comportamental THAAS, constituído de 21 palavras monossilábicas, repetidas e rearranjadas aleatoriamente, constituindo uma lista de 100 monossílabos incluindo 20 ocorrências da palavra-alvo “não”, apresentada seis vezes sem interrupção. RESULTADOS: De janeiro a abril de 2018, 15 participantes foram submetidos às etapas avaliativas, os maiores valores resultantes da soma das respostas do questionário SSQ, em geral, foram de mulheres, na subparte denominada “qualidades da audição”, além disso, o respectivo questionário demonstrou grande aplicabilidade quando somado ao teste THAAS, justificado pelas relações que podem ser estabelecidas pela análise dos resultados de ambos. CONCLUSÃO: A análise dos resultados do teste comportamental THAAS e do questionário SSQ, foi eficaz na identificação de correlações entre a integridade da atenção sustentada e o desempenho do dispositivo utilizado em situações diárias, contribuindo para mensuração da adaptação ao dispositivo.
Abstract: INTRODUCTION: Among the human deficiencies, the auditory can be considered one of the most devastating in relation to the development of oral communication. Cochlear Implant (CI) has been indicated as a rehabilitation resource for people with severe / profound hearing impairment. The battery of tests used in the audiological evaluation of this population is efficient to quantify the hearing loss, however, its results do not reflect auditory attentional problems and daily communication difficulties. OBJECTIVE: To analyze and correlate the results of the Sustained Attention Ability Test (THAAS) with the Speech Questionnaire, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ), in order to identify possible correlations between the integrity of sustained attention and the performance of the electronic device used in everyday situations. METHODS: Adult and elderly, both sexes, users of unilateral or bilateral HF participated in the study. The development took place in three stages: 1) Tracking / Anamnesis; 2) Application of the SSQ questionnaire, composed of 49 questions, divided into three parts: hearing for speech sounds (14 items), spatial hearing (17 items) and hearing qualities (18 items); 3) Performing the THAAS behavioral test consisting of 21 monosyllabic words, repeated and randomly rearranged, constituting a list of 100 monosyllables including 20 occurrences of the "no" target word, presented six times without interruption. RESULTS: From January to April 2018, 15 participants were submitted to the evaluative stages, the highest values resulting from the sum of the answers to the SSQ questionnaire, in general, were from women, in the subpart entitled "hearing qualities". questionnaire demonstrated great applicability when added to the THAAS test, justified by the relations that can be established by the analysis of the results of both. CONCLUSION: The analysis of the results of the THAAS behavioral test and the SSQ questionnaire was effective in identifying correlations between the integrity of the sustained attention and the performance of the device used in daily situations, contributing to the measurement of the adaptation to the device.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons