Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JessicaBarbosaDosAnjosDelCorso_tcc.pdf761,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Escrita de jovens adultos com deficiência auditiva
Autor(es): Del Corso, Jéssica Barbosa dos Anjos
Orientador(es): Silva, Isabella Monteiro de Castro
Assunto: Educação especial
Deficiência auditiva
Letramento
Surdos - reabilitação
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: DEL CORSO, Jéssica Barbosa dos Anjos. Escrita de jovens adultos com deficiência auditiva. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: RESUMO: Este estudo propôs descrever as atipicidades relacionadas aos aspectos temporais, linguísticos e gramaticais na narrativa textual de jovens adultos com deficiência auditiva e expor características que relacionem a língua materna e o letramento. Os textos analisados foram categorizados em três níveis de narrativa textual, relacionando essa classificação com as respostas de um questionário com perguntas sobre o perfil da língua materna, características da reabilitação auditiva e o letramento com um teste de reconhecimento de fala com e sem apoio de LOF. Participaram 14 alunos, sendo 4 mulheres e 10 homens, na faixa etária entre 20 e 36 anos. Verificou-se forte associação entre a língua em que se comunica com a família e a quantidade de palavras de sentido lexical utilizadas nos textos, e o tempo de uso diário do AASI teve forte associação com o nível de categoria narrativa e com a quantidade de palavras de sentido gramatical empregada nos textos.
Abstract: ABSTRACT: This study is proposed to describe the atypical behaviour related to the linguistic temporal and grammatical aspects in the textual narrative of young adults with hearing impairment and to expose characteristics that are related to the first language and the literacy. The texts analysed were categorized into three levels of textual narrative, relating this classification to the answers of a questionnaire with questions about the first language profile, auditory rehabilitation characteristics and the literacy with a speech recognition test with and without LOF support. A total of 14 students were involved, being 4 women and 10 men, from ages between 20 and 36 years old. There was a strong association between the language that communicates with the family and the amount of words with lexical meaning used in the texts. The daily use of the AASI had a strong association with the level of narrative category and with the amount of words with grammatical meaning employed in the texts.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons