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Título: Associação entre escrita e aritmética em escolares com e sem necessidades especiais
Outros títulos: Association between writing and arithmetics in schools with and without special needs
Asociación entre escrita y aritmética en escolares con y sin necesidades especiales
Autor(es): Oliveira, Débora Nayara Brasil de
Orientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Fonoaudiologia
Matemática - estudo e ensino
Desempenho escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 17-Fev-2020
Referência: OLIVEIRA, Débora Nayara Brasil de. Associação entre escrita e aritmética em escolares com e sem necessidades especiais. 2018. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Resumo: Pouco se associa a escrita com a aritmética dentre as dificuldades escolares, o que se reflete na prática clínica fonoaudiológica. A relação da criança com a aprendizagem tem sido analisada por diversos fatores entre os autores. Objetivo: verificar a existência da associação entre o desempenho em aritmética e escrita sob ditado em escolares do ensino fundamental I com e sem necessidades especiais. Métodos: Participaram do estudo trinta e oito escolares, de 6 a 12 anos, de ambos os gêneros, divididos em dois grupos: pesquisa (18 escolares inclusos por necessidades especiais) e controle (20 escolares neurotípicos pareados por gênero e sala ao grupo pesquisa). Resultados: a média atingida pelo grupo controle foi significativamente superior ao grupo pesquisa no desempenho em escrita do alfabeto, escrita sob ditado e aritmética. Há correlação moderada e positiva da aritmética com a escrita do alfabeto e forte e positiva entre a aritimética e a escrita sob ditado. O desempenho adequado na escrita também foi associado ao desempenho superior em aritmética. Conclusões: A relação da criança com a aprendizagem pode ser influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos que contribuem para que o desempenho em escrita do alfabeto, escrita sob ditado e aritmética seja significativamente afetado já nos primeiros anos da educação formal.
Abstract: Abstract: Little is associated with writing with arithmetic among school difficulties, which is reflected in clinical speech and language practice. The child's relationship with learning has been analyzed by several factors among the authors. Objective: to verify the existence of the association between the performance in arithmetic and writing under dictation in elementary school students I with and without special needs. Methods: Thirty-eight schoolchildren aged 6 to 12 years old, of both genders, were divided into two groups: research (18 schoolchildren included by special needs) and control (20 neurotopic schoolchildren paired by gender and room to the research group). Results: the mean reached by the control group was significantly higher than the group on performance in writing the alphabet, written under dictation and arithmetic. There is a moderate and positive correlation between arithmetic and alphabet writing, and strong and positive correlation between arithmetic and dictation. Proper writing performance was also associated with superior performance in arithmetic. Conclusions: The child's relationship with learning can be influenced by intrinsic and extrinsic factors that contribute to the fact that performance in writing the alphabet, writing in dictation and arithmetic is significantly affected even in the early years of formal education.
Resumén: Resumen: Poco se asocia la escritura con la aritmética entre las dificultades escolares, lo que se refleja en la práctica clínica fonoaudiológica. La relación del niño con el aprendizaje ha sido analizada por diversos factores entre los autores. Objetivo: verificar la existencia de la asociación entre el desempeño en aritmética y escritura bajo dictado en escolares de la enseñanza fundamental I con y sin necesidades especiales. Métodos: Participaron del estudio treinta y ocho escolares, de 6 a 12 años, de ambos géneros, divididos en dos grupos: investigación (18 escolares incluidos por necesidades especiales) y control (20 escolares neurotípicos pareados por género y sala al grupo de investigación). Resultados: el promedio alcanzado por el grupo control fue significativamente superior al grupo de investigación en el desempeño en escritura del alfabeto, escrita bajo dictado y aritmética. Hay correlación moderada y positiva de la aritmética con la escritura del alfabeto y fuerte y positiva entre la aritimética y la escritura bajo dictado. El desempeño adecuado en la escritura también fue asociado al desempeño superior en aritmética. Conclusiones: La relación del niño con el aprendizaje puede ser influenciada por factores intrínsecos y extrínsecos que contribuyen para que el desempeño en escritura del alfabeto, escrita bajo dictado y aritmética sea significativamente afectado ya en los primeros años de la educación formal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
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