Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaClaraTorresMaximo.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática da aprendizagem colaborativa no modelo pedagógico de cursos virtuais de uma instituição pública : a percepção de tutores e monitores do TCU
Autor(es): Máximo, Ana Clara Torres
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Aprendizagem
Ambientes virtuais de aprendizagem
Educação à distância
Data de apresentação: 15-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: MÁXIMO, Ana Clara Torres. A prática da aprendizagem colaborativa no modelo pedagógico de cursos virtuais de uma instituição pública: a percepção de tutores e monitores do TCU. 2011. 125 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como discussão central a prática da aprendizagem colaborativa no modelo pedagógico de cursos virtuais oferecidos pelo Tribunal de Contas da União, relacionando a prática da aprendizagem colaborativa nos cursos com a atuação dos tutores e monitores. Como fundamentação teórica são citados diferentes autores que conceituam ambientes virtuais de aprendizagem, educação corporativa e aprendizagem colaborativa. É destacado, ainda, se ocorre, de fato, a aprendizagem colaborativa nos cursos virtuais do TCU e quais as razões que contribuem ou não para sua prática na percepção dos tutores e monitores que atuam nos cursos. A partir da formulação do problema proposto nesta pesquisa, optou-se por seguir a linha de pesquisa qualitativa, utilizando-se como método de pesquisa o estudo de caso. Para fundamentação da pesquisa buscou-se referências à aprendizagem colaborativa em fontes documentais presentes nos cursos Licitações e Contratos Administrativos e Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal oferecidos pelo TCU em abril, maio e junho de 2011. Por ser uma pesquisa com intuito de saber qual é a visão que possuem os atores (tutores e monitores) envolvidos no processo sobre a prática da aprendizagem colaborativa nos cursos a distância ofertados pelo TCU, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma amostra de seis tutores e seis monitores que atuaram nos cursos LCA e LRF em 2011. Os resultados desta pesquisa mostraram que mesmo havendo um enfoque na aprendizagem colaborativa nos cursos virtuais do TCU, na prática ela ocorre de forma restrita devido ao pouco incentivo dos tutores e monitores que atuam no processo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as central discussion the practice of collaborative learning in the pedagogical model of virtual courses offered by the Tribunal de Contas da União, relating the practice of collaborative learning in courses with the performance of tutors and mentors. As theoretical support, different authors conceptualize virtual learning environments, corporate education and collaborative learning. It highlights, yet, if it occurs, in fact, collaborative learning in virtual courses of TCU and the reasons that contribute to their practice or not in the perception of tutors and mentors who work in the courses. From the formulation of the problem proposed in this study, we chose to follow the line of qualitative research, using a case as a method. The foundation of the survey was based on references in documentary sources of collaborative learning in these courses Licitações e Contratos Administrativos (LCA) and Introdução à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) offered by TCU in April, May and June 2011. Being the research a way to know what is the impression of the actors (tutors and monitors) involved in the process of the practice of collaborative learning in distance education courses offered by TCU, semi-structured interviews were conducted with a sample of six tutors and six monitors who served in courses LCA and LRF in 2011. The results have shown that even with a focus on collaborative learning in virtual courses of TCU, in practice it is so restricted due to insufficient encouragement from tutors and mentors who work in the process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons