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https://bdm.unb.br/handle/10483/23102
Título: | Formação de preços do serviço de transporte rodoviário de carga (TRC) : uma análise crítica da nova tabela de fretes |
Autor(es): | Sobral, Nathalia Miranda |
Orientador(es): | Granemann, Sérgio Ronaldo |
Assunto: | Logística de transporte Transporte de mercadorias Transporte rodoviário de carga Econometria |
Data de apresentação: | 27-Jun-2019 |
Data de publicação: | 11-Fev-2020 |
Referência: | SOBRAL, Nathalia Miranda. Formação de preços do serviço de transporte rodoviário de carga (TRC): uma análise crítica da nova tabela de fretes. 2019. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O transporte rodoviário de cargas movimenta 30 bilhões de dólares no Brasil por ano e tem como seu principal recurso os caminhoneiros. Pesquisas realizadas apontam que 45% estão insatisfeitos pois os fretes praticados não cobrem os custos ocorridos. Este estudo tem como objetivo analisar os preços do frete divulgados pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (Antt) como forma de auxiliar ambas as partes na definição de valores finais de frete. Assim, este trabalho inclui as diferenças entre as tabelas publicadas no ano de 2015 e de 2018, assim como uma análise crítica mais aprofundada, a partir de princípios econométricos, da nova tabela do ano 2018. Para isso, foram estudadas as cinco tabelas para os diferentes tipos de cargas, assim como a quantidade de eixos e a variação da quilometragem, a fim de entregar uma análise crítica completa a respeito da nova tabela de fretes. |
Abstract: | The road transport of cargo moves 30 billion dollars in Brazil a year and has as its main resource the truck drivers. Research carried out indicates that 45% are dissatisfied because the costs of freight practiced do not cover the costs incurred. This study aims to analyze freight prices published by the National Land Transport Agency (ANTT) as a way to assist both parties in the definition of final freight values. Moreover, this work includes the differences between the rates published in the year 2015 and 2018 as well as a more in-depth critical analysis, based on econometric principles, of the new rate for the year 2018. Therefore, this project analyzed the five tables for the different types of loads, as well as the number of axles and mileage variation, in order to provide a complete critical analysis of the new freight table. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019. |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
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