Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2310
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RaquelCarvalhoMotaeSilva.pdf606,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aquisição de segunda língua em contexto de educação bilíngüe : processos dialógicos no trabalho pedagógico
Autor(es): Silva, Raquel Carvalho Mota e
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Aquisição da segunda língua
Educação bilíngue
Data de apresentação: 19-Jul-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: SILVA, Raquel Carvalho Mota e. Aquisição de segunda língua em contexto de educação bilíngüe: processos dialógicos no trabalho pedagógico. 2011. ix, 83 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo identificar de que forma a interação social e os processos dialógicos nela presentes podem auxiliar no processo de aquisição de uma segunda língua, em um contexto de educação bilíngue. Para isso, exploram-se no referencial teórico algumas teorias a respeito da aquisição da língua materna e da segunda língua, com ênfase na perspectiva histórico-cultural, além de questões referentes aos processos dialógicos presentes na interação da criança com seu interlocutor. Em seguida, traz-se uma discussão a respeito do bilinguismo e da educação bilíngue, aqui concebida como aquela em que pelo menos duas línguas são utilizadas nos momentos de instrução, sendo a segunda língua utilizada como meio de ensino de conteúdos diversos e não como uma matéria específica. A pesquisa foi realizada por meio de observações feitas em uma sala de aula de uma escola bilíngue, com crianças na faixa dos cinco anos de idade. Foram observadas as interações dessas crianças com as professoras, analisando as trocas comunicativas ocorridas entre elas na língua-alvo, além do uso de estratégias por parte das professoras para proporcionar a participação das crianças no diálogo. Concluiu-se pela análise das observações que a aquisição de uma segunda língua torna-se muito mais fácil de ocorrer quando, dentro um ambiente instigante de imersão na língua-alvo, as trocas comunicativas são significativas para a criança e o interlocutor sabe estimular a participação dela no diálogo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of the present work was to identify how dialogic processes during social communication may help in the process of a second language acquisition in a bilingual education context. In other to achieve our aim, we reviewed theories on first and second language acquisitions, emphasizing the historic-cultural perspective, and also some issues on child-interlocutor dialogical processes. Bilingual education is exposed as a kind of education in witch at least two languages are used during learning activities and a second language is used as a way of teaching different contents and not only as a specific subject. Data were collected in a bilingual school, through observations of a five year-olds classroom. The children-teacher interactions were closely observed and communicative exchanges in the target language, as well as the teacher‟s strategies to initiate and to keep children participating in the dialogue were analyzed. We can conclude that the second language acquisition is easier to occur when the communicative exchanges are meaningful to the children and the interlocutor knows how to motivate children‟s participation in the dialogue, all of this occurring in a stimulant environment of immersion context.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons