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Título: Plano de criação de projetos de inclusão de meninas nas áreas científico-tecnológicas
Autor(es): Matos, Luana Mila de Souza
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Gênero - desigualdade
Ciência e tecnologia
Mulheres nas profissões
Data de apresentação: 4-Abr-2019
Data de publicação: 11-Fev-2020
Referência: MATOS, Luana Mila de Souza. Plano de criação de projetos de inclusão de meninas nas áreas científico-tecnológicas. 2019. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de estrutura com processos e artefatos para um Projeto de inclusão de meninas nas áreas científico-tecnológicas pautado em um estudo de caso, em documentos normativos e relatórios que abordam as questões para inclusão de meninas nas Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O trabalho surgiu a partir da necessidade de aumentaar a quantidade de mulheres nas carreiras de STEM e fornecer apoio gerencial para projetos femininos de inclusão. O objetivo do modelo proposto é organizar o gerenciamento de um projeto de inclusão para que este possa ser aplicado em escolas e universidades. O público alvo deste trabalho é formado por professores de universidades ou escolas que tenham o objetivo de implementar um projeto inclusivo para meninas, tendo em vista a menor participação de mulheres nas graduações de ciências, tecnologia e matemática. O modelo de gerenciamento foi embasado nas recomendações do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) e utilizou-se de entrevistas com monitoras de quatro projetos para validar as propostas do modelo. As recomendações de oficinas e atividades para o projeto tem princípios ligados às metodologias ativas de ensino e STEM education.
Abstract: This work presents a propouse of structure with process and artefacts for a Project to Girl’s inclusion on cientific and tecnology areas of based on a case study, normative documents and reports that adress the gender inclusion issues in Science, Tecnology, Engineering and Math (STEM). The objective of the proposed model is to organize the management of a inclusion project to be applied in others schools and universities. The target audience of this work is formed by teachers from schools or universities who has the objective to implement a inclusive project to girls, considering the lower participation of women in science, technology and mathematics degrees. The management model was based on the recommendations of the A Guide Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) and interviews with the monitors from four projects to validate the proposals of the model. The recommendations of workshops and activities for the project has principles linked to active teaching methodologies and STEM education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2019.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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