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Título: Desempenho de papéis ocupacionais, organização do cotidiano e autoeficácia de adultos e idosos no ambiente universitário
Autor(es): Sousa, Letícia Lemos
Orientador(es): Paulin, Grasielle Silveira Tavares
Assunto: Estudantes universitários
Ensino superior
Papéis ocupacionais
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 10-Fev-2020
Referência: SOUSA, Letícia Lemos. Desempenho de papéis ocupacionais, organização do cotidiano e autoeficácia de adultos e idosos no ambiente universitário. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A cada dia se torna mais frequente o ingresso de estudantes maiores de 40 anos no ambiente acadêmico. Com isso, esses indivíduos começam a desenvolver novos papéis ocupacionais e criar elos que mantenham sua autoeficácia. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a rotina acadêmica e a organização cotidiana dos estudantes universitários adultos e idosos, compreendendo como é a disposição de suas atividades, analisando os papéis ocupacionais exercidos e a autoeficácia. Trata-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, a amostra da pesquisa foi composta por 6 estudantes com 40 anos ou mais, de ambos os sexos, que estudam ou estudaram em uma universidade pública do centro-oeste no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, aplicada a Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais (LIPO) e a Escala de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) e para interpretação dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin. Notou-se que os adultos e idosos que entram na universidade têm dificuldades em associar os demais papéis ocupacionais com o novo papel de estudante e apresentaram baixo nível de autoeficácia nas atividades, por não acreditarem em suas capacidades, se sentindo inferiores e perdendo oportunidades.
Abstract: Each day becomes more frequent or greater than 40 years in the academic environment. With this, teaching sources, new forms of business organization and create ways to maintain their selfefficacy. The work has an academic routine and a daily organization of college students and adults, including organizations organizing their activities, analyzing occupational performance standards and self-efficacy. This is an exploratory descriptive study with the qualitative approach, since the study was done by students 40 years of age and older, of both sexes, who studied or studied at a public university in the Midwest in the period of January 2013 to December 2015. A semi-structured interview was applied, applying an identification list of occupational documents (LIPO) and the content analysis of Bardin. It was noted that the adults and the elderly who enter university have difficulties in associating the other occupational roles with the new role of student and presented low level of self-efficacy in the activities, for not believing in their capacities, feeling inferior and losing opportunities.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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